LUDICIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3251 "inscrito_id" => 10306 "titulo" => "LUDICIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O estudo aqui apresentado decorre de uma pesquisa realizada a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que discute o trabalho pedagógico, alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental e a dimensão lúdica no processo de leitura e escrita nesse período. Como objetivo, determinamos compreender a repercussão da ludicidade no trabalho pedagógico em turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental. Como aporte teórico, destaca-se os estudos de Bauer e Gaskell (2002), Bolzan (2002), Powaczuk (2008) e Weisz (2006). Os sujeitos desse processo são professoras do ciclo de alfabetização do ensino fundamental. A abordagem metodológica da pesquisa é a narrativa sociocultural e o procedimento adotado foi a entrevista narrativa a partir de tópicos guia. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas para que após a releitura pelos entrevistados fosse possível trabalhar no processo descritivo-interpretativo daquilo que foi narrado. A partir desse processo foi definida a dimensão categorial intitulada processo de alfabetização e três dimensões categoriais: trajetória formativa, trabalho pedagógico e ludicidade nos processos de ler e escrever. No texto apresentado, destacamos a dimensão categorial trabalho pedagógico, que se caracteriza pela reflexão da ação docente de professoras que atuam em turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental. Como resultados dessa dimensão, é possível referir que as docentes em suas narrativas prezam pela reflexão do trabalho pedagógico, que aproximam suas ações às realidades das crianças e as proporcionam autonomia no pensar e desenvolver as aprendizagens de ler e escrever." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10306_TB3251_30102025225355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA RODRIGUES ROUBUSTE" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "roubusteeduarda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126329 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3251 "inscrito_id" => 10306 "titulo" => "LUDICIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O estudo aqui apresentado decorre de uma pesquisa realizada a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que discute o trabalho pedagógico, alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental e a dimensão lúdica no processo de leitura e escrita nesse período. Como objetivo, determinamos compreender a repercussão da ludicidade no trabalho pedagógico em turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental. Como aporte teórico, destaca-se os estudos de Bauer e Gaskell (2002), Bolzan (2002), Powaczuk (2008) e Weisz (2006). Os sujeitos desse processo são professoras do ciclo de alfabetização do ensino fundamental. A abordagem metodológica da pesquisa é a narrativa sociocultural e o procedimento adotado foi a entrevista narrativa a partir de tópicos guia. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas para que após a releitura pelos entrevistados fosse possível trabalhar no processo descritivo-interpretativo daquilo que foi narrado. A partir desse processo foi definida a dimensão categorial intitulada processo de alfabetização e três dimensões categoriais: trajetória formativa, trabalho pedagógico e ludicidade nos processos de ler e escrever. No texto apresentado, destacamos a dimensão categorial trabalho pedagógico, que se caracteriza pela reflexão da ação docente de professoras que atuam em turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental. Como resultados dessa dimensão, é possível referir que as docentes em suas narrativas prezam pela reflexão do trabalho pedagógico, que aproximam suas ações às realidades das crianças e as proporcionam autonomia no pensar e desenvolver as aprendizagens de ler e escrever." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10306_TB3251_30102025225355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA RODRIGUES ROUBUSTE" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "roubusteeduarda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }