AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126335 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3269 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo evidencia o papel essencial das aulas experimentais de química na educação básica. Ao conectar teoria e prática, a experimentação facilita a compreensão dos conceitos químicos, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades investigativas. No entanto, sua implementação ainda enfrenta desafios que dificultam a aprendizagem e impactam o desempenho dos estudantes. Assim, este estudo descreve a realização de práticas experimentais no ensino de química e analisa os principais obstáculos à sua inserção nas escolas, discutindo estratégias para superá-los, de modo a promover um ensino mais significativo e conectado à realidade dos alunos. A partir das observações feitas, constatou-se que a experimentação é subutilizada nas escolas, muitas vezes devido à falta de recursos materiais, infraestrutura inadequada e, em alguns casos, à formação insuficiente dos professores para utilizar adequadamente essas metodologias. Adicionalmente, verificou-se que a prática experimental é muitas vezes considerada apenas uma atividade lúdica ou ilustrativa. No entanto, essa visão é reducionista e limitada, uma vez que a experimentação se apresenta como um recurso pedagógico transformador. Ao ser integrada ao processo de ensino, ela não apenas facilita a aprendizagem de conceitos abstratos, mas também estimula a autonomia dos estudantes, desenvolvendo sua capacidade de resolver problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5235_TB3269_29102025135626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIEDJA VITÓRIA DA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "NIEDJA" "autor_email" => "niedja.vitoria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126335 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3269 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo evidencia o papel essencial das aulas experimentais de química na educação básica. Ao conectar teoria e prática, a experimentação facilita a compreensão dos conceitos químicos, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades investigativas. No entanto, sua implementação ainda enfrenta desafios que dificultam a aprendizagem e impactam o desempenho dos estudantes. Assim, este estudo descreve a realização de práticas experimentais no ensino de química e analisa os principais obstáculos à sua inserção nas escolas, discutindo estratégias para superá-los, de modo a promover um ensino mais significativo e conectado à realidade dos alunos. A partir das observações feitas, constatou-se que a experimentação é subutilizada nas escolas, muitas vezes devido à falta de recursos materiais, infraestrutura inadequada e, em alguns casos, à formação insuficiente dos professores para utilizar adequadamente essas metodologias. Adicionalmente, verificou-se que a prática experimental é muitas vezes considerada apenas uma atividade lúdica ou ilustrativa. No entanto, essa visão é reducionista e limitada, uma vez que a experimentação se apresenta como um recurso pedagógico transformador. Ao ser integrada ao processo de ensino, ela não apenas facilita a aprendizagem de conceitos abstratos, mas também estimula a autonomia dos estudantes, desenvolvendo sua capacidade de resolver problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5235_TB3269_29102025135626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIEDJA VITÓRIA DA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "NIEDJA" "autor_email" => "niedja.vitoria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }