Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio curricular é um componente essencial na formação dos licenciados, sendo definido pela Lei 11.788/08 como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior” (BRASIL, 2016). No Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a formação acadêmica do pedagogo enfatiza a atuação na área da Surdez, com foco na educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa escrita). Dessa forma, o estágio supervisionado assume um papel fundamental na preparação dos futuros pedagogos, sejam eles surdos ou ouvintes, para atuar em contextos educacionais inclusivos. Este estudo tem como objetivo analisar o papel do estágio curricular no curso de Pedagogia Bilíngue do INES, considerando sua função social e sua relevância para a articulação entre formação teórica e prática docente. A pesquisa se baseia na experiência dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, investigando os desafios e as contribuições do estágio para a construção da identidade profissional docente. A metodologia adotada inclui a análise das vivências dos estagiários e a revisão da literatura sobre a formação de professores bilíngues para surdos. Os resultados evidenciam que, apesar do estágio ser um espaço privilegiado de aprendizagem, ele enfrenta desafios estruturais, como a insuficiente articulação entre universidade e escola pública, conforme apontado por Cruz (2017). A ausência de parcerias institucionais eficazes pode comprometer o desenvolvimento das competências necessárias para a docência. Conclui-se que o estágio supervisionado desempenha um papel fundamental na formação dos pedagogos bilíngues, sendo necessário fortalecer sua estrutura e integração com as instituições de ensino, garantindo que os futuros professores estejam preparados para promover uma educação bilíngue de qualidade e equitativa para alunos surdos.

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