EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE
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No Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a formação acadêmica do pedagogo enfatiza a atuação na área da Surdez, com foco na educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa escrita). Dessa forma, o estágio supervisionado assume um papel fundamental na preparação dos futuros pedagogos, sejam eles surdos ou ouvintes, para atuar em contextos educacionais inclusivos. Este estudo tem como objetivo analisar o papel do estágio curricular no curso de Pedagogia Bilíngue do INES, considerando sua função social e sua relevância para a articulação entre formação teórica e prática docente. A pesquisa se baseia na experiência dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, investigando os desafios e as contribuições do estágio para a construção da identidade profissional docente. A metodologia adotada inclui a análise das vivências dos estagiários e a revisão da literatura sobre a formação de professores bilíngues para surdos. 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