Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ILUSTRAR, COMPREENDER E REPRESENTAR: O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, POR MEIO DAS ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O silenciamento da população negra é um fato recorrente, seja através das mídias sociais, propagandas, em livros didáticos, nos espaços de poder e até mesmo na escola. A negritude resiste todos os dias para ser respeitada, representada e evidenciada pelos meios de comunicação, pela sociedade. Neste cenário, voltando-se o olhar para o espaço educacional, se faz necessária uma educação inclusiva e antirracista (Munanga, 2005; Carine, 2023), para que os educandos consigam compreender a diversidade de etnia, não exerçam ou sejam alvo do preconceito. Nesse sentido, a Lei 10.639/03 é uma conquista social e cultural, uma vez que a educação brasileira necessita seguir seus preceitos e combater todas as formas de discriminações que ocorrem dentro do espaço educacional. Diante disso, sabendo que as histórias infantis e a relação de escuta podem gerar para a criança um sentimento de identificação, a partir dos temas e dos personagens de livros (Souza e Berardino, 2011), o trabalho com a literatura infantil se torna de grande importância nas escolas. Nesse viés, a ilustração, dentro do livro infantil, detém um papel essencial e enriquecedor, pois é por meio dela que se possibilita uma maior construção de sentidos e significados da narrativa lida (Ramos, 2011; Massoni, 2018). Abordaremos assim, neste artigo, a estética presente na construção dos personagens negros ilustrados nos livros infantis. objetivando analisar três obras literárias: “Amoras” (2018), de Emicida, “O mundo no black power de Tayò” (2013), de Kiusam de Oliveira e “Meu crespo é de rainha” (2018), de Bell Hooks. Desse modo, acreditamos que a literatura afro-brasileira é um artefato cultural fundamental, pois pode exaltar o protagonismo de personagens negros, além de contribuir para a luta pelo respeito e igualdade de todos.

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