Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO DNA AO CROMOSSOMO: MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de genética permite que os alunos conheçam os avanços científicos, tecnológicos e as implicações políticas e éticas que esse conhecimento traz para a sociedade. Porém, embora fundamental para a compreensão da vida, é considerado como uma área de difícil compreensão e assimilação pelos estudantes. Logo, a complexidade e a abstração dos conceitos genéticos exigem abordagens pedagógicas inovadoras que estimulem a curiosidade, a participação ativa e a construção do conhecimento de forma significativa. Diante desse desafio, objetivou-se apresentar dois modelos didáticos inovadores, desenvolvidos para o ensino de genética na educação básica. Esses modelos foram cuidadosamente elaborados para abordar dois temas centrais da genética: o estudo da estrutura de dupla hélice do DNA através de um modelo tridimensional, onde o modelo foi construído com materiais de fácil aquisição, como isopor, papelão, espiral de caderno e arames. O segundo modelo foi utilizado para abordar a Primeira Lei de Mendel através de um quadro de punnet interativo, elaborado no aplicativo Canva e impresso em papel fotográfico A4 fixada sobre papelão. Os modelos didáticos facilitaram a compreensão de conceitos abstratos e promoveram nos alunos o pensamento crítico. Após uma intervenção em quatro escolas da região, 82% dos estudantes avaliaram a metodologia positivamente, e os professores destacaram a importância de aproximar teoria e prática por meio desses recursos, reafirmando que Metodologias ativas e modelos didáticos acessíveis como esses têm o potencial de tornar o ensino de Genética mais prático e envolvente, contribuindo para a alfabetização científica em Ciências.

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