PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE ZOOLOGIA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126344 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3290 "inscrito_id" => 5842 "titulo" => "PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE ZOOLOGIA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O ensino de zoologia muitas vezes se restringe à teoria, baseando-se na memorização de conceitos, o que pode dificultar o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, faz-se necessário a execução de intervenções pedagógicas para tornar o ensino de zoologia mais envolvente, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e significativo. O presente trabalho objetivou relatar a experiência da parceria entre a escola e a universidade, utilizando a extensão universitária como estratégia para fortalecimento da teoria com a prática. O estudo foi realizado com uma turma de 35 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal localizada na zona rural de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Após o professor de Ciências abordar os conteúdos de zoologia, a escola, recebeu o projeto de extensão "Morcegos vão à escola: aprendendo mais sobre morcegos e outros bichos", do Centro Acadêmico da Vitória, campus da Universidade Federal de Pernambuco, para realizar uma intervenção educativa. Durante a atividade, o grupo universitário expôs diversos grupos de animais por meio de banners, bancadas com espécimes, materiais didáticos como jogos e livros pop-up. Durante a intervenção, observou-se um elevado nível de engajamento por parte dos alunos, que exploraram os materiais disponibilizados, fizeram perguntas e demonstraram curiosidades sobre os diferentes grupos de animais apresentados. Os estudantes da zona rural, frequentemente influenciados por crenças, histórias e mitos locais, tiveram a oportunidade de revisar e desmistificar alguns dos conhecimentos prévios que trouxeram de suas vivências. A manipulação de diversos animais, como tubarões, serpentes e escorpiões, gerou momentos de empolgação e promoveu um diálogo enriquecedor com os universitários. A parceria entre escola e universidade mostrou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de zoologia mais dinâmico e acessível. A experiência fortaleceu a aprendizagem dos alunos e evidenciou a importância das atividades práticas no ensino de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5842_TB3290_30102025200405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "@EDUHENRIQUX" "autor_email" => "eduardo.henriquem@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126344 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3290 "inscrito_id" => 5842 "titulo" => "PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE ZOOLOGIA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O ensino de zoologia muitas vezes se restringe à teoria, baseando-se na memorização de conceitos, o que pode dificultar o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, faz-se necessário a execução de intervenções pedagógicas para tornar o ensino de zoologia mais envolvente, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e significativo. O presente trabalho objetivou relatar a experiência da parceria entre a escola e a universidade, utilizando a extensão universitária como estratégia para fortalecimento da teoria com a prática. O estudo foi realizado com uma turma de 35 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal localizada na zona rural de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Após o professor de Ciências abordar os conteúdos de zoologia, a escola, recebeu o projeto de extensão "Morcegos vão à escola: aprendendo mais sobre morcegos e outros bichos", do Centro Acadêmico da Vitória, campus da Universidade Federal de Pernambuco, para realizar uma intervenção educativa. Durante a atividade, o grupo universitário expôs diversos grupos de animais por meio de banners, bancadas com espécimes, materiais didáticos como jogos e livros pop-up. Durante a intervenção, observou-se um elevado nível de engajamento por parte dos alunos, que exploraram os materiais disponibilizados, fizeram perguntas e demonstraram curiosidades sobre os diferentes grupos de animais apresentados. Os estudantes da zona rural, frequentemente influenciados por crenças, histórias e mitos locais, tiveram a oportunidade de revisar e desmistificar alguns dos conhecimentos prévios que trouxeram de suas vivências. A manipulação de diversos animais, como tubarões, serpentes e escorpiões, gerou momentos de empolgação e promoveu um diálogo enriquecedor com os universitários. A parceria entre escola e universidade mostrou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de zoologia mais dinâmico e acessível. A experiência fortaleceu a aprendizagem dos alunos e evidenciou a importância das atividades práticas no ensino de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5842_TB3290_30102025200405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "@EDUHENRIQUX" "autor_email" => "eduardo.henriquem@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }