EXTENSÃO CURRICULARIZADACOMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS EM UMA INSITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NORDESTE II, NO INTERIOR DA BAHIA
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A pesquisa se fundamenta nos estudos de Freire (1987), que destaca a educação dialógica e a prática como princípio educativo, em Demo (2000), que ressalta a importância da pesquisa na formação crítica dos estudantes e Santos (2020) que defende a necessidade de uma universidade engajada com a sociedade. A metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de projetos de extensão curricularizada realizados e executados nos Cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia em uma Instituição de Ensino Superior no interior da Bahia no ano de 2024. Os resultados indicam que a participação em atividades extensionistas fortalece relação dialógica entre instituição e sociedade, amplia o engajamento estudantil e contribui para a formação cidadã, além da produção de conhecimento. Conclui-se que a extensão propicia a consolidação da aplicação prática do conhecimento na formação do discente no ensino superior propositando na imersão de novos conhecimentos, colaboração de saberes, tecnologias inovadoras, pesquisas avançadas, como também proporcionará uma sensibilização dos envolvidos, o que permitirá por parte das instituições de ensino cumprir com seu papel social e nas transformações locoregionais." 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