PROJETOS LITERÁRIOS: FACILITADORES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126351 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3317 "inscrito_id" => 10406 "titulo" => "PROJETOS LITERÁRIOS: FACILITADORES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização de projetos literários como facilitadores do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. A proposta foi desenvolvida com turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, em Gravatá-PE, e teve como eixo central a obra Viviana, a rainha do pijama, de Steve Webb. A partir da literatura, foram integrados diferentes componentes curriculares, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e interpretação crítica. A metodologia adotada envolveu atividades interdisciplinares como contação de histórias, análise linguística, produção de textos (cartas, fichas técnicas dos animais e convites), jogos educativos, construção de gráficos, localização em coordenadas e festa do pijama e culminância com exposição de trabalhos para pais e alunos. O estudo fundamenta-se na perspectiva de Brandão e Perrusi (2005), que destacam a importância da leitura e produção de textos na alfabetização como forma de promover práticas de letramento que vão além da decodificação mecânica das palavras. Os resultados demonstram avanços nos níveis de leitura e escrita dos alunos, destacando a importância do uso de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas. O projeto contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e engajamento e inclusão dos estudantes, reforçando a literatura como uma ferramenta essencial para a alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10406_TB3317_10112025220551.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELLE OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CIBELLE" "autor_email" => "cibelle.carvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126351 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3317 "inscrito_id" => 10406 "titulo" => "PROJETOS LITERÁRIOS: FACILITADORES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização de projetos literários como facilitadores do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. A proposta foi desenvolvida com turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, em Gravatá-PE, e teve como eixo central a obra Viviana, a rainha do pijama, de Steve Webb. A partir da literatura, foram integrados diferentes componentes curriculares, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e interpretação crítica. A metodologia adotada envolveu atividades interdisciplinares como contação de histórias, análise linguística, produção de textos (cartas, fichas técnicas dos animais e convites), jogos educativos, construção de gráficos, localização em coordenadas e festa do pijama e culminância com exposição de trabalhos para pais e alunos. O estudo fundamenta-se na perspectiva de Brandão e Perrusi (2005), que destacam a importância da leitura e produção de textos na alfabetização como forma de promover práticas de letramento que vão além da decodificação mecânica das palavras. Os resultados demonstram avanços nos níveis de leitura e escrita dos alunos, destacando a importância do uso de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas. O projeto contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e engajamento e inclusão dos estudantes, reforçando a literatura como uma ferramenta essencial para a alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10406_TB3317_10112025220551.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELLE OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "CIBELLE" "autor_email" => "cibelle.carvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }