APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS E PRÁTICAS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126354 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3323 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS E PRÁTICAS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino na qual se somam as diferenças que existem entre os alunos que, na verdade, funcionam como motor da interação e da responsabilidade individual a favor do grupo. Nela, os alunos trabalham juntos, auxiliam-se mutuamente e somam suas diferenças para alcançar objetivos em comum. A responsabilidade individual e de grupo é um elemento essencial da aprendizagem cooperativa, pois o grupo deve assumir a responsabilidade por alcançar os seus objetivos e cada membro será responsável por cumprir com a sua parte, para o trabalho comum. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a experiência de alunos de uma pós-graduação stricto sensu que vivenciaram essa metodologia em uma disciplina, visto que, normalmente, predominam metodologias tradicionais nesse ambiente acadêmico. Para tanto, baseamo-nos nos estudos sobre a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa (Johnson, Johnson e Holubec, 1999, 2002; Lopes e Silva, 2009) e na pesquisa narrativa (Paiva, 2008; Josso, 2020). Para esta pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, a produção dos dados ocorreu a partir de um breve relato dos alunos, coletado por meio do Google Formulários, sobre a experiência de cursar a disciplina sob a metodologia em questão. Dos 18 alunos matriculados, analisamos os enunciados de seis deles, selecionados com base na comparação de respostas que abordavam tópicos distintos entre si, de modo a abranger uma diversidade de experiências e impressões. Os resultados parciais indicaram que a implementação da aprendizagem cooperativa possibilitou maior integração entre os alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e empatia, além de ampliar de forma enriquecedora a compreensão dos conteúdos acadêmicos abordados. Os participantes relataram que o ambiente colaborativo incentivou a troca de experiências e perspectivas diversas, enriquecendo o aprendizado individual e coletivo de forma dinâmica e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10531_TB3323_30102025214959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "rick" "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-pe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126354 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3323 "inscrito_id" => 10531 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGENS E PRÁTICAS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino na qual se somam as diferenças que existem entre os alunos que, na verdade, funcionam como motor da interação e da responsabilidade individual a favor do grupo. Nela, os alunos trabalham juntos, auxiliam-se mutuamente e somam suas diferenças para alcançar objetivos em comum. A responsabilidade individual e de grupo é um elemento essencial da aprendizagem cooperativa, pois o grupo deve assumir a responsabilidade por alcançar os seus objetivos e cada membro será responsável por cumprir com a sua parte, para o trabalho comum. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a experiência de alunos de uma pós-graduação stricto sensu que vivenciaram essa metodologia em uma disciplina, visto que, normalmente, predominam metodologias tradicionais nesse ambiente acadêmico. Para tanto, baseamo-nos nos estudos sobre a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa (Johnson, Johnson e Holubec, 1999, 2002; Lopes e Silva, 2009) e na pesquisa narrativa (Paiva, 2008; Josso, 2020). Para esta pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, a produção dos dados ocorreu a partir de um breve relato dos alunos, coletado por meio do Google Formulários, sobre a experiência de cursar a disciplina sob a metodologia em questão. Dos 18 alunos matriculados, analisamos os enunciados de seis deles, selecionados com base na comparação de respostas que abordavam tópicos distintos entre si, de modo a abranger uma diversidade de experiências e impressões. Os resultados parciais indicaram que a implementação da aprendizagem cooperativa possibilitou maior integração entre os alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação e empatia, além de ampliar de forma enriquecedora a compreensão dos conteúdos acadêmicos abordados. Os participantes relataram que o ambiente colaborativo incentivou a troca de experiências e perspectivas diversas, enriquecendo o aprendizado individual e coletivo de forma dinâmica e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10531_TB3323_30102025214959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TAVARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "rick" "autor_email" => "ricardo.martins@ifsertao-pe.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }