Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: UMA ABORDAGEM PARA ALÉM DO TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho científico investiga o papel das atividades extracurriculares no desenvolvimento integral dos alunos. Para isso, e utilizando como orientação as atividades de Esportes Interativos, Teatro, Música e Horta, integradas ao currículo escolar do Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), uma escola da rede municipal de ensino em Abreu e Lima, Pernambuco, no período de 10 a 19 de julho de 2024. Em outras palavras, esse estudo visa compreender como a participação nessas atividades complementares à educação formal, impactam as habilidades socioemocionais e o bem-estar geral dos estudantes e, em especial, o desempenho acadêmico nas disciplinas básicas: Português, Matemática, História, entre outras. Na metodologia, optou-se pela realização de levantamentos bibliográficos e uma abordagem mista em análise de campo, combinando dados quantitativos (questionários e análise de desempenho escolar) com dados qualitativos (entrevistas e observações com professores e estudantes). Na tentativa de mapear os tipos de atividades extracurriculares oferecidas, analisar os perfis dos estudantes participantes e identificar os benefícios e desafios associados a essas atividades, foi revelado que a participação em atividades extracurriculares está associada a melhorias no desempenho acadêmico nas disciplinas de Humanas, maior engajamento escolar, desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe e resiliência e, em alguns casos, redução do estresse e ansiedade. Outrossim, é ao favorecimento de análises que a participação nessas atividades oferece aos professores, pois questões como inclusão, diversidade, ou até mesmo interesses e talentos, muitas vezes acabam passando despercebidas nos limites da sala de aula. Assim, conforme o currículo da educação em tempo integral para os anos iniciais da Educação Básica, ao oferecer oportunidades para os estudantes desenvolverem suas habilidades e interesses fora da sala de aula, a escola pode contribuir para a formação de cidadãos e preparados para os desafios da vida extraescolar.

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