Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126359
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3341
    "inscrito_id" => 10010
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões advindas da orientação de trabalhos científicos realizada por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino em Mossoró, RN. Os trabalhos foram apresentados por alunos nas Feiras de Ciências Kids, no período de 2022 a 2024. A importância dessa atividade no desenvolvimento da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o foco desta pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, sustentada por documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), e os estudos sobre metodologia científica e linguagem oral (Geraldi, 2001; Bakhtin, 1999). O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados do processo investigativo. Inicialmente, as professoras participaram de processos formativos oferecidos pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Depois, fizeram a “tempestade de ideias” com os alunos, que escreveram suas curiosidades, estas agrupadas por temas. Tudo foi registrado pelos estudantes no “Diário de Bordo”. Ao apresentarem os resultados dos estudos, os alunos demonstraram clareza, organização das ideias e boa articulação das palavras. Além disso, expressaram seus pontos de vista, baseados nos estudos e nas descobertas, demonstrando segurança e desenvoltura. Pode-se dizer, então, que trabalhar com pesquisa nos anos iniciais favorece o desenvolvimento de diferentes linguagens nas crianças, até mesmo naquelas que com deficiências, como uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que conseguiu evoluir no seu repertório vocabular e expressar em palavras o que aprendeu nas fases da pesquisa. Logo, a Feira de Ciências se constitui uma atividade imprescindível na formação do sujeito, por possibilitar aos pesquisadores mirins a oportunidade de se expressarem e de interagirem, além de contribuir para a divulgação do conhecimento científico na comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10010_TB3341_11112025094129.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KÉLLIA DE ARAÚJO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "Kéllia Araújo"
    "autor_email" => "kelliaaraujoduarte4@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126359
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3341
    "inscrito_id" => 10010
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta reflexões advindas da orientação de trabalhos científicos realizada por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino em Mossoró, RN. Os trabalhos foram apresentados por alunos nas Feiras de Ciências Kids, no período de 2022 a 2024. A importância dessa atividade no desenvolvimento da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o foco desta pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, sustentada por documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), e os estudos sobre metodologia científica e linguagem oral (Geraldi, 2001; Bakhtin, 1999). O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados do processo investigativo. Inicialmente, as professoras participaram de processos formativos oferecidos pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Depois, fizeram a “tempestade de ideias” com os alunos, que escreveram suas curiosidades, estas agrupadas por temas. Tudo foi registrado pelos estudantes no “Diário de Bordo”. Ao apresentarem os resultados dos estudos, os alunos demonstraram clareza, organização das ideias e boa articulação das palavras. Além disso, expressaram seus pontos de vista, baseados nos estudos e nas descobertas, demonstrando segurança e desenvoltura. Pode-se dizer, então, que trabalhar com pesquisa nos anos iniciais favorece o desenvolvimento de diferentes linguagens nas crianças, até mesmo naquelas que com deficiências, como uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que conseguiu evoluir no seu repertório vocabular e expressar em palavras o que aprendeu nas fases da pesquisa. Logo, a Feira de Ciências se constitui uma atividade imprescindível na formação do sujeito, por possibilitar aos pesquisadores mirins a oportunidade de se expressarem e de interagirem, além de contribuir para a divulgação do conhecimento científico na comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10010_TB3341_11112025094129.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KÉLLIA DE ARAÚJO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "Kéllia Araújo"
    "autor_email" => "kelliaaraujoduarte4@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões advindas da orientação de trabalhos científicos realizada por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino em Mossoró, RN. Os trabalhos foram apresentados por alunos nas Feiras de Ciências Kids, no período de 2022 a 2024. A importância dessa atividade no desenvolvimento da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o foco desta pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, sustentada por documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), e os estudos sobre metodologia científica e linguagem oral (Geraldi, 2001; Bakhtin, 1999). O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados do processo investigativo. Inicialmente, as professoras participaram de processos formativos oferecidos pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Depois, fizeram a “tempestade de ideias” com os alunos, que escreveram suas curiosidades, estas agrupadas por temas. Tudo foi registrado pelos estudantes no “Diário de Bordo”. Ao apresentarem os resultados dos estudos, os alunos demonstraram clareza, organização das ideias e boa articulação das palavras. Além disso, expressaram seus pontos de vista, baseados nos estudos e nas descobertas, demonstrando segurança e desenvoltura. Pode-se dizer, então, que trabalhar com pesquisa nos anos iniciais favorece o desenvolvimento de diferentes linguagens nas crianças, até mesmo naquelas que com deficiências, como uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que conseguiu evoluir no seu repertório vocabular e expressar em palavras o que aprendeu nas fases da pesquisa. Logo, a Feira de Ciências se constitui uma atividade imprescindível na formação do sujeito, por possibilitar aos pesquisadores mirins a oportunidade de se expressarem e de interagirem, além de contribuir para a divulgação do conhecimento científico na comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.