Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FUTURO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM NOVO OLHAR SOBRE O PLANO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) é fundamental para garantir a inclusão e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência. No entanto, muitos professores da rede regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) enfrentam dificuldades na elaboração e aplicação dos PEIs devido à falta de tempo, formação específica e suporte pedagógico adequado. Diante desse cenário e do aumento contínuo do número de estudantes com deficiência nas escolas, este estudo propõe um PEI pré-estruturado, contendo informações essenciais previamente organizadas, como as características de cada deficiência, as necessidades educacionais específicas, as metodologias de ensino adequadas, os materiais pedagógicos, os critérios de avaliação e os objetivos de aprendizagem alinhados ao perfil do aluno. Além disso, o modelo oferece espaços adicionais para o preenchimento das especificidades do educando, permitindo maior personalização por parte do professor. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e baseia-se na exposição de relatos do autor, descrevendo experiências na elaboração e aplicação de PEIs no contexto do AEE. Os resultados preliminares indicam que o PEI pré-estruturado contribui para a otimização do tempo docente, o aprimoramento das práticas pedagógicas e a implementação de metodologias ativas e tecnologias assistivas. Além disso, fortalece a colaboração entre professores, famílias e redes de apoio, tornando o ensino mais acessível, equitativo e alinhado aos princípios da educação inclusiva.

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