Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA DÉCADA DE TRANSFORMAÇÃO: CELEBRANDO 10 ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA NA PRÁTICA” PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA EM NATAL-RN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126364
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3350
    "inscrito_id" => 10399
    "titulo" => "UMA DÉCADA DE TRANSFORMAÇÃO: CELEBRANDO 10 ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA NA PRÁTICA” PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA EM NATAL-RN"
    "resumo" => "No Brasil, a aprendizagem das Ciências Naturais enfrenta desafios devido à escassez de metodologias envolventes e à limitação de recursos nas instituições de ensino, especialmente nas escolas públicas. Esse cenário, porém, pode ser transformado por meio do investimento em ferramentas educacionais eficazes, como as atividades experimentais, que incentivam a interação dos alunos, tornando-os mais que meros ouvintes, e os laboratórios, os quais permitem o contato direto com os conceitos científicos. Assim, objetivando oportunizar a vivência da experimentação aos estudantes das escolas municipais e estaduais de Natal-RN, o projeto “Ciência na Prática" foi criado e está em funcionamento desde 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. Para isso, a metodologia se fundamenta em revisões bibliográficas, que permitem inferir ideias sobre os conteúdos e identificar as práticas pedagógicas mais eficazes. Em seguida, é realizada a seleção das escolas públicas pela coordenação de projetos da Secretaria Municipal de Ensino, e o projeto é executado nos laboratórios da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal Central/IFRN. Nesses encontros, docentes, discentes voluntários e bolsistas explicam os conteúdos através de explanações orais, complementadas por dinâmicas práticas, como observações microscópicas e experimentos químicos. Os resultados mostraram que, ao longo da década, a iniciativa promoveu o engajamento dos alunos, motivando-os a ingressar na instituição, e também gerou satisfação nas escolas, que solicitam continuamente seu retorno, destacando sua relevância no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o “Ciência na Prática” tem impactado os visitantes e voluntários ao despertar o interesse pela ciência, enquanto fortalece a presença do IFRN na comunidade, ampliando seu alcance e consolidando-se como referência educacional e científica. Ademais, faz-se fundamental sua divulgação nas redes sociais para aumentar a visibilidade do projeto e encorajar mais educadores a potencializar suas metodologias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10399_TB3350_28102025211425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SANTOS DA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelsantos3771@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126364
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3350
    "inscrito_id" => 10399
    "titulo" => "UMA DÉCADA DE TRANSFORMAÇÃO: CELEBRANDO 10 ANOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CIÊNCIA NA PRÁTICA” PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA EM NATAL-RN"
    "resumo" => "No Brasil, a aprendizagem das Ciências Naturais enfrenta desafios devido à escassez de metodologias envolventes e à limitação de recursos nas instituições de ensino, especialmente nas escolas públicas. Esse cenário, porém, pode ser transformado por meio do investimento em ferramentas educacionais eficazes, como as atividades experimentais, que incentivam a interação dos alunos, tornando-os mais que meros ouvintes, e os laboratórios, os quais permitem o contato direto com os conceitos científicos. Assim, objetivando oportunizar a vivência da experimentação aos estudantes das escolas municipais e estaduais de Natal-RN, o projeto “Ciência na Prática" foi criado e está em funcionamento desde 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. Para isso, a metodologia se fundamenta em revisões bibliográficas, que permitem inferir ideias sobre os conteúdos e identificar as práticas pedagógicas mais eficazes. Em seguida, é realizada a seleção das escolas públicas pela coordenação de projetos da Secretaria Municipal de Ensino, e o projeto é executado nos laboratórios da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal Central/IFRN. Nesses encontros, docentes, discentes voluntários e bolsistas explicam os conteúdos através de explanações orais, complementadas por dinâmicas práticas, como observações microscópicas e experimentos químicos. Os resultados mostraram que, ao longo da década, a iniciativa promoveu o engajamento dos alunos, motivando-os a ingressar na instituição, e também gerou satisfação nas escolas, que solicitam continuamente seu retorno, destacando sua relevância no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o “Ciência na Prática” tem impactado os visitantes e voluntários ao despertar o interesse pela ciência, enquanto fortalece a presença do IFRN na comunidade, ampliando seu alcance e consolidando-se como referência educacional e científica. Ademais, faz-se fundamental sua divulgação nas redes sociais para aumentar a visibilidade do projeto e encorajar mais educadores a potencializar suas metodologias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10399_TB3350_28102025211425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SANTOS DA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelsantos3771@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No Brasil, a aprendizagem das Ciências Naturais enfrenta desafios devido à escassez de metodologias envolventes e à limitação de recursos nas instituições de ensino, especialmente nas escolas públicas. Esse cenário, porém, pode ser transformado por meio do investimento em ferramentas educacionais eficazes, como as atividades experimentais, que incentivam a interação dos alunos, tornando-os mais que meros ouvintes, e os laboratórios, os quais permitem o contato direto com os conceitos científicos. Assim, objetivando oportunizar a vivência da experimentação aos estudantes das escolas municipais e estaduais de Natal-RN, o projeto “Ciência na Prática" foi criado e está em funcionamento desde 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. Para isso, a metodologia se fundamenta em revisões bibliográficas, que permitem inferir ideias sobre os conteúdos e identificar as práticas pedagógicas mais eficazes. Em seguida, é realizada a seleção das escolas públicas pela coordenação de projetos da Secretaria Municipal de Ensino, e o projeto é executado nos laboratórios da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal Central/IFRN. Nesses encontros, docentes, discentes voluntários e bolsistas explicam os conteúdos através de explanações orais, complementadas por dinâmicas práticas, como observações microscópicas e experimentos químicos. Os resultados mostraram que, ao longo da década, a iniciativa promoveu o engajamento dos alunos, motivando-os a ingressar na instituição, e também gerou satisfação nas escolas, que solicitam continuamente seu retorno, destacando sua relevância no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o “Ciência na Prática” tem impactado os visitantes e voluntários ao despertar o interesse pela ciência, enquanto fortalece a presença do IFRN na comunidade, ampliando seu alcance e consolidando-se como referência educacional e científica. Ademais, faz-se fundamental sua divulgação nas redes sociais para aumentar a visibilidade do projeto e encorajar mais educadores a potencializar suas metodologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.