Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3352
    "inscrito_id" => 9732
    "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "Diante da importância atribuída aos instrumentos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, ampliou-se a utilização das práticas de ensino envolvendo metodologias ativas e o ensino híbrido. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a formação de professores e práticas educativas que estejam relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa é sustentada no aporte teórico de Bacich, Neto e Travisani (2005), Bacich e Moran (2018) e Almeida e Moran (2005). A prática metodológica adotada é de caráter bibliográfico e o instrumento para coleta de dados foi por meio de plataformas digitais como: CAPES, BDTD e FURB, nas quais foram analisadas teses e dissertações relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de práticas de ensino e/ou formação de professores. Foram encontradas 20 dissertações e teses na plataforma da Capes, 4 dissertações e teses na BDTD e 7 dissertações e teses na plataforma da FURB. Com base no protocolo de revisão, especialmente após aplicados os critérios de exclusão, resultaram 11 dissertações e nenhuma tese para serem analisadas. Apenas uma das dissertações aborda o ensino híbrido e metodologias ativas conforme proposto de modo a possibilitar experiências formadoras tanto para os professores quanto aos alunos. As descobertas apresentadas com esta pesquisa permitiram evidenciar sobre a utilização das práticas de ensino envolvendo as metodologias ativas e o ensino híbrido e percebe-se a necessidade da crescente continuidade de pesquisas nesta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9732_TB3352_26102025190032.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIKA HAERTEL"
    "autor_nome_curto" => "MONIKA"
    "autor_email" => "monikahaertel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126366
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3352
    "inscrito_id" => 9732
    "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "Diante da importância atribuída aos instrumentos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, ampliou-se a utilização das práticas de ensino envolvendo metodologias ativas e o ensino híbrido. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a formação de professores e práticas educativas que estejam relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa é sustentada no aporte teórico de Bacich, Neto e Travisani (2005), Bacich e Moran (2018) e Almeida e Moran (2005). A prática metodológica adotada é de caráter bibliográfico e o instrumento para coleta de dados foi por meio de plataformas digitais como: CAPES, BDTD e FURB, nas quais foram analisadas teses e dissertações relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de práticas de ensino e/ou formação de professores. Foram encontradas 20 dissertações e teses na plataforma da Capes, 4 dissertações e teses na BDTD e 7 dissertações e teses na plataforma da FURB. Com base no protocolo de revisão, especialmente após aplicados os critérios de exclusão, resultaram 11 dissertações e nenhuma tese para serem analisadas. Apenas uma das dissertações aborda o ensino híbrido e metodologias ativas conforme proposto de modo a possibilitar experiências formadoras tanto para os professores quanto aos alunos. As descobertas apresentadas com esta pesquisa permitiram evidenciar sobre a utilização das práticas de ensino envolvendo as metodologias ativas e o ensino híbrido e percebe-se a necessidade da crescente continuidade de pesquisas nesta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9732_TB3352_26102025190032.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIKA HAERTEL"
    "autor_nome_curto" => "MONIKA"
    "autor_email" => "monikahaertel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Diante da importância atribuída aos instrumentos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, ampliou-se a utilização das práticas de ensino envolvendo metodologias ativas e o ensino híbrido. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a formação de professores e práticas educativas que estejam relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa é sustentada no aporte teórico de Bacich, Neto e Travisani (2005), Bacich e Moran (2018) e Almeida e Moran (2005). A prática metodológica adotada é de caráter bibliográfico e o instrumento para coleta de dados foi por meio de plataformas digitais como: CAPES, BDTD e FURB, nas quais foram analisadas teses e dissertações relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de práticas de ensino e/ou formação de professores. Foram encontradas 20 dissertações e teses na plataforma da Capes, 4 dissertações e teses na BDTD e 7 dissertações e teses na plataforma da FURB. Com base no protocolo de revisão, especialmente após aplicados os critérios de exclusão, resultaram 11 dissertações e nenhuma tese para serem analisadas. Apenas uma das dissertações aborda o ensino híbrido e metodologias ativas conforme proposto de modo a possibilitar experiências formadoras tanto para os professores quanto aos alunos. As descobertas apresentadas com esta pesquisa permitiram evidenciar sobre a utilização das práticas de ensino envolvendo as metodologias ativas e o ensino híbrido e percebe-se a necessidade da crescente continuidade de pesquisas nesta área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.