UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3352 "inscrito_id" => 9732 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Diante da importância atribuída aos instrumentos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, ampliou-se a utilização das práticas de ensino envolvendo metodologias ativas e o ensino híbrido. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a formação de professores e práticas educativas que estejam relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa é sustentada no aporte teórico de Bacich, Neto e Travisani (2005), Bacich e Moran (2018) e Almeida e Moran (2005). A prática metodológica adotada é de caráter bibliográfico e o instrumento para coleta de dados foi por meio de plataformas digitais como: CAPES, BDTD e FURB, nas quais foram analisadas teses e dissertações relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de práticas de ensino e/ou formação de professores. Foram encontradas 20 dissertações e teses na plataforma da Capes, 4 dissertações e teses na BDTD e 7 dissertações e teses na plataforma da FURB. Com base no protocolo de revisão, especialmente após aplicados os critérios de exclusão, resultaram 11 dissertações e nenhuma tese para serem analisadas. Apenas uma das dissertações aborda o ensino híbrido e metodologias ativas conforme proposto de modo a possibilitar experiências formadoras tanto para os professores quanto aos alunos. As descobertas apresentadas com esta pesquisa permitiram evidenciar sobre a utilização das práticas de ensino envolvendo as metodologias ativas e o ensino híbrido e percebe-se a necessidade da crescente continuidade de pesquisas nesta área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9732_TB3352_26102025190032.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIKA HAERTEL" "autor_nome_curto" => "MONIKA" "autor_email" => "monikahaertel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3352 "inscrito_id" => 9732 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Diante da importância atribuída aos instrumentos tecnológicos durante a pandemia do COVID-19, ampliou-se a utilização das práticas de ensino envolvendo metodologias ativas e o ensino híbrido. Logo, esta pesquisa objetivou analisar a formação de professores e práticas educativas que estejam relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa é sustentada no aporte teórico de Bacich, Neto e Travisani (2005), Bacich e Moran (2018) e Almeida e Moran (2005). A prática metodológica adotada é de caráter bibliográfico e o instrumento para coleta de dados foi por meio de plataformas digitais como: CAPES, BDTD e FURB, nas quais foram analisadas teses e dissertações relacionadas ao ensino híbrido e metodologias ativas com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por meio de práticas de ensino e/ou formação de professores. Foram encontradas 20 dissertações e teses na plataforma da Capes, 4 dissertações e teses na BDTD e 7 dissertações e teses na plataforma da FURB. Com base no protocolo de revisão, especialmente após aplicados os critérios de exclusão, resultaram 11 dissertações e nenhuma tese para serem analisadas. Apenas uma das dissertações aborda o ensino híbrido e metodologias ativas conforme proposto de modo a possibilitar experiências formadoras tanto para os professores quanto aos alunos. As descobertas apresentadas com esta pesquisa permitiram evidenciar sobre a utilização das práticas de ensino envolvendo as metodologias ativas e o ensino híbrido e percebe-se a necessidade da crescente continuidade de pesquisas nesta área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9732_TB3352_26102025190032.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIKA HAERTEL" "autor_nome_curto" => "MONIKA" "autor_email" => "monikahaertel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }