Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO COMO INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo explora o uso de experimentos de baixo custo na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, enfatizando sua importância no ensino de ciências e/ou de química. A fundamentação teórica destaca como esses experimentos tornam o aprendizado mais acessível, atraente e dinâmico promovendo a inclusão, a sustentabilidade e o interesse pela pesquisa científica; a literatura baseia-se nos seguintes autores: Balbino Machado et al. (2024); Carvalho e Silva (2024) e Coelho e Minervino (2021). A metodologia detalha cinco experimentos específicos: o uso do repolho roxo como indicador de pH, a pilha com limão para demonstrar princípios de eletroquímica, fabricação de calorímetro caseiro para medir as calorias de alimentos utilizando conceitos da termoquímica, lâmpada de lava para revisar densidade e reações químicas; e água e sal em congelador para entender o conceito de crioscopia Os resultados mostram que os alunos entenderam conceitos de ácidos e bases, eletroquímica de maneira prática e visual, destacando mudanças de cor no repolho e geração de eletricidade com limões; o calor dos alimentos e como calculá-los, pontos de abaixamento de congelamento e entender visualmente a diferença de densidades e reações químicas do mesmo modo. As discussões abordam a eficácia dos experimentos, enfatizando a importância da prática experimental para consolidar o aprendizado teórico, promover tanto a curiosidade científica quanto a sustentabilidade e inclusão. Referências bibliográficas relevantes reforçam a importância dos experimentos de baixo custo na educação científica, contribuindo para um ensino mais inclusivo e sustentável.

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