O ENSINO DE HISTÓRIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3374 "inscrito_id" => 10464 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "O presente trabalho objetiva discutir o papel do componente curricular de História na formação de sujeitos leitores. Essa pesquisa vem dando seus primeiros passos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-crítica) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus II – Alagoinhas). A intecionalidade do estudo é analisar e refletir como as práticas docentes dos professores de História vem acontecendo e como elas tem buscado contribuir na formação do sujeito leitor em sala de aula e fora dela também. Não obstante, o presente trabalho poderá oportunizar repensar o papel ocupado por todas as disciplinas e profissionais de diferentes áreas na construção de ações e experiências de práticas leitoras. Ademais, compreende-se que as práticas de leitura na sala de aula são de extrema importância para a formação das subjetividades e identidades dos leitores, cocebendo assim, a noção realista de uma educação libertadora. Como espaço de pesquisa, buscar-se-a analisar como as práticas de leitura tendo como foco as turmas do Ensino Médio. Como aportes teóricos, são explorados os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Ângela Kleiman, bell hooks, Maria de Fatima Berenice da Cruz e Carlos Magno no que tange as dicussões pertinentes a está pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10464_TB3374_30102025223955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO AUGUSTO NEVES LINS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "professorlinshumanas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3374 "inscrito_id" => 10464 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "O presente trabalho objetiva discutir o papel do componente curricular de História na formação de sujeitos leitores. Essa pesquisa vem dando seus primeiros passos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-crítica) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus II – Alagoinhas). A intecionalidade do estudo é analisar e refletir como as práticas docentes dos professores de História vem acontecendo e como elas tem buscado contribuir na formação do sujeito leitor em sala de aula e fora dela também. Não obstante, o presente trabalho poderá oportunizar repensar o papel ocupado por todas as disciplinas e profissionais de diferentes áreas na construção de ações e experiências de práticas leitoras. Ademais, compreende-se que as práticas de leitura na sala de aula são de extrema importância para a formação das subjetividades e identidades dos leitores, cocebendo assim, a noção realista de uma educação libertadora. Como espaço de pesquisa, buscar-se-a analisar como as práticas de leitura tendo como foco as turmas do Ensino Médio. Como aportes teóricos, são explorados os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Ângela Kleiman, bell hooks, Maria de Fatima Berenice da Cruz e Carlos Magno no que tange as dicussões pertinentes a está pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10464_TB3374_30102025223955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO AUGUSTO NEVES LINS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "professorlinshumanas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }