Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES INDÍGENAS E ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126380
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3380
    "inscrito_id" => 10106
    "titulo" => "SABERES INDÍGENAS E ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos saberes indígenas no processo de alfabetização a partir de uma perspectiva decolonial, promovendo um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística dos povos originários no Apoio de Aprendizagem do Movimento República de Emaús. Para isso, foram apresentadas atividades lúdicas que as narrativas, oralidade e conhecimentos tradicionais indígenas estivessem presente no ensino da leitura e da escrita, permitindo aos educandos uma aproximação com suas próprias raízes culturais e com a história do território em que vivem, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade deles de modo a desafiá-los a cada encontro. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação, de cunho qualitativo. O estudo fundamenta-se em autores como Baniwa (2019), Walsh (2014), Ribeiro (2017), Rojo (2009) e Bartolomé (1994) dentre outros que nos ajudaram a refletir e propor uma diversidade de ações que envolveram os familiares também. Os resultados indicam que a inserção dos saberes indígenas na alfabetização ampliou o repertório linguístico e cultural dos educandos, favorecendo a autonomia na escrita e o interesse pela leitura. Além disso, o uso de narrativas orais e histórias indígenas estimularam a criatividade e fortaleceram a identidade dos estudantes, promovendo maior engajamento no processo de aprendizagem onde a valorização dos conhecimentos indígenas na educação reforça a necessidade de um ensino decolonial, crítico e plural, que respeite e celebre a diversidade de saberes presentes na sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10106_TB3380_30102025203108.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SILVA"
    "autor_email" => "raquel.oliveira@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126380
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3380
    "inscrito_id" => 10106
    "titulo" => "SABERES INDÍGENAS E ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DECOLONIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos saberes indígenas no processo de alfabetização a partir de uma perspectiva decolonial, promovendo um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística dos povos originários no Apoio de Aprendizagem do Movimento República de Emaús. Para isso, foram apresentadas atividades lúdicas que as narrativas, oralidade e conhecimentos tradicionais indígenas estivessem presente no ensino da leitura e da escrita, permitindo aos educandos uma aproximação com suas próprias raízes culturais e com a história do território em que vivem, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade deles de modo a desafiá-los a cada encontro. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação, de cunho qualitativo. O estudo fundamenta-se em autores como Baniwa (2019), Walsh (2014), Ribeiro (2017), Rojo (2009) e Bartolomé (1994) dentre outros que nos ajudaram a refletir e propor uma diversidade de ações que envolveram os familiares também. Os resultados indicam que a inserção dos saberes indígenas na alfabetização ampliou o repertório linguístico e cultural dos educandos, favorecendo a autonomia na escrita e o interesse pela leitura. Além disso, o uso de narrativas orais e histórias indígenas estimularam a criatividade e fortaleceram a identidade dos estudantes, promovendo maior engajamento no processo de aprendizagem onde a valorização dos conhecimentos indígenas na educação reforça a necessidade de um ensino decolonial, crítico e plural, que respeite e celebre a diversidade de saberes presentes na sociedade brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10106_TB3380_30102025203108.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SILVA"
    "autor_email" => "raquel.oliveira@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos saberes indígenas no processo de alfabetização a partir de uma perspectiva decolonial, promovendo um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística dos povos originários no Apoio de Aprendizagem do Movimento República de Emaús. Para isso, foram apresentadas atividades lúdicas que as narrativas, oralidade e conhecimentos tradicionais indígenas estivessem presente no ensino da leitura e da escrita, permitindo aos educandos uma aproximação com suas próprias raízes culturais e com a história do território em que vivem, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade deles de modo a desafiá-los a cada encontro. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-ação, de cunho qualitativo. O estudo fundamenta-se em autores como Baniwa (2019), Walsh (2014), Ribeiro (2017), Rojo (2009) e Bartolomé (1994) dentre outros que nos ajudaram a refletir e propor uma diversidade de ações que envolveram os familiares também. Os resultados indicam que a inserção dos saberes indígenas na alfabetização ampliou o repertório linguístico e cultural dos educandos, favorecendo a autonomia na escrita e o interesse pela leitura. Além disso, o uso de narrativas orais e histórias indígenas estimularam a criatividade e fortaleceram a identidade dos estudantes, promovendo maior engajamento no processo de aprendizagem onde a valorização dos conhecimentos indígenas na educação reforça a necessidade de um ensino decolonial, crítico e plural, que respeite e celebre a diversidade de saberes presentes na sociedade brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.