A ARTE RESIDE NA RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ARTEVIVÊNCIAS 2024 - NUARTE/MO ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126381 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "A ARTE RESIDE NA RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ARTEVIVÊNCIAS 2024 - NUARTE/MO ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE”" "resumo" => "O presente trabalho tem como intuito relatar a experiência do projeto de extensão “ArteVivências 2024: NuArte/MO entrelaçando experiências artísticas na comunidade”, explorando suas práticas, metodologias e impactos na comunidade artístico-cultural do município de Mossoró. Desenvolvido pelo Núcleo de Artes do IFRN – Campus Mossoró (NuArte/MO), o projeto tem como objetivo promover a inclusão cultural ao oferecer oportunidades para pessoas de distintas realidades sociais, permitindo-lhes aprender e partilhar novos saberes, elaborar experiências e reconhecer-se como sujeitos de direitos capazes de intervir socialmente. Diante da ausência de fomento à cultura nas periferias, este trabalho responde à distribuição desigual do acesso à cultura em Mossoró, tendo em vista a necessidade de ações que a ampliem e a democratizem. Para tal, se fez uso do conceito de “escrevivências”, formulado por Conceição Evaristo para caracterizar uma escrita que surge do cotidiano e expressa as vivências individuais e coletivas de um povo, fundamentando, assim, a tese de que integrar hábitos culturais à comunidade é unir vida e arte. A partir desse embasamento, a iniciativa oferece oficinas semanais ministradas por artistas locais em cinco escolas da rede estadual, com cada instituto contemplado recebendo uma oficina centrada em uma linguagem artística específica – variando entre artes visuais, musicais ou cênicas –, promovendo maior equidade no acesso às artes e se consolidando como uma poderosa ferramenta de engajamento e transformação social. Essas práticas resultaram na conexão entre profissionais da cultura da região e as comunidades escolares envolvidas, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de explorarem seus potenciais artísticos. Dessa forma, exaltando as expressões e identidades das comunidades mossoroenses através da arte-educação, o projeto “ArteVivências” sustenta também sua profunda relevância social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1325_TB3381_04112025185412.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE YCARO DE AGUIAR BORGES" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "vicenteba7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126381 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3381 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "A ARTE RESIDE NA RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ARTEVIVÊNCIAS 2024 - NUARTE/MO ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE”" "resumo" => "O presente trabalho tem como intuito relatar a experiência do projeto de extensão “ArteVivências 2024: NuArte/MO entrelaçando experiências artísticas na comunidade”, explorando suas práticas, metodologias e impactos na comunidade artístico-cultural do município de Mossoró. Desenvolvido pelo Núcleo de Artes do IFRN – Campus Mossoró (NuArte/MO), o projeto tem como objetivo promover a inclusão cultural ao oferecer oportunidades para pessoas de distintas realidades sociais, permitindo-lhes aprender e partilhar novos saberes, elaborar experiências e reconhecer-se como sujeitos de direitos capazes de intervir socialmente. Diante da ausência de fomento à cultura nas periferias, este trabalho responde à distribuição desigual do acesso à cultura em Mossoró, tendo em vista a necessidade de ações que a ampliem e a democratizem. Para tal, se fez uso do conceito de “escrevivências”, formulado por Conceição Evaristo para caracterizar uma escrita que surge do cotidiano e expressa as vivências individuais e coletivas de um povo, fundamentando, assim, a tese de que integrar hábitos culturais à comunidade é unir vida e arte. A partir desse embasamento, a iniciativa oferece oficinas semanais ministradas por artistas locais em cinco escolas da rede estadual, com cada instituto contemplado recebendo uma oficina centrada em uma linguagem artística específica – variando entre artes visuais, musicais ou cênicas –, promovendo maior equidade no acesso às artes e se consolidando como uma poderosa ferramenta de engajamento e transformação social. Essas práticas resultaram na conexão entre profissionais da cultura da região e as comunidades escolares envolvidas, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de explorarem seus potenciais artísticos. Dessa forma, exaltando as expressões e identidades das comunidades mossoroenses através da arte-educação, o projeto “ArteVivências” sustenta também sua profunda relevância social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1325_TB3381_04112025185412.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE YCARO DE AGUIAR BORGES" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "vicenteba7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }