Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: POTENCIALIZANDO O ENSINO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS COM O AUXÍLIO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação docente deve integrar teoria e prática para garantir um ensino significativo e contextualizado. As Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CP 01/2006) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) reforçam a necessidade de práticas pedagógicas ao longo do curso de licenciatura, assegurando 400 horas de prática como componente curricular. Essas práticas promovem a reflexão crítica e a resolução de problemas em contextos reais. Portanto, o objetivo principal é mostrar o estímulo a criatividade aos estudantes para desenvolver habilidades pedagógicas inovadoras desenvolvendo novas estratégias despertando-nos curiosidade e interesse. Este relato de experiência, fundamentado em autores como Schön (2000), que discute a importância da reflexão na prática, e Pimenta (2005), que enfatiza a articulação entre teoria e prática na formação docente, apresenta as Oficinas de Práticas Pedagógicas como metodologia ativa na formação de professores. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a observação e o registro reflexivo como principais instrumentos de análise. Os resultados indicam que as oficinas, aliadas ao uso da inteligência artificial, potencializam o ensino ao proporcionar experiências transformadoras e ampliar o repertório pedagógico dos licenciandos. A IA contribui com ferramentas inovadoras que auxiliam na personalização do ensino e no desenvolvimento de práticas mais dinâmicas. Conclui-se que a integração entre oficinas pedagógicas e tecnologias emergentes fortalece a formação docente, favorecendo um ensino crítico e inovador.

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