A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ANIME "RANKING OF KINGS": IMPORTÂNCIA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126390 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3402 "inscrito_id" => 7421 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ANIME "RANKING OF KINGS": IMPORTÂNCIA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS" "resumo" => "Este estudo teve objetivo geral analisar a representação de pessoas com deficiência no anime Ranking of Kings, com enfoque no personagem Bojji, um jovem príncipe surdo, e nas mensagens de empatia, inclusão e conscientização promovidas pela narrativa. E por objetivos específicos, investigar no anime Ranking of Kings o impacto da representação de surdez e outras deficiências na promoção da empatia e conscientização do público; analisar como essas representações contribuem para a quebra de estereótipos relacionados a pessoas com deficiência e explorar o potencial educativo dos animes na divulgação da cultura e da língua das pessoas surdas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada por autores como Denzin e Lincoln (2005) para a fundamentação metodológica do estudo, além de análise de conteúdo nos termos de Bardin (2011). Os resultados evidenciaram que o protagonista Bojji é retratado de forma sensível, enfrentando exclusão, mas demonstrando resiliência e inspirando o público. A narrativa desconstrói estereótipos, mostrando-o como um personagem humano, com força emocional e coragem. Além disso, explorou-se o potencial educativo dos animes para divulgar a cultura surda, destacando a língua de sinais e a leitura labial. Ranking of Kings reafirma o poder transformador da mídia em promover justiça social e valores inclusivos. Concluiu-se que o anime Ranking of Kings não apenas oferece uma narrativa emocional e cativante, mas também desempenha um papel significativo na conscientização e inclusão social. Sua abordagem representa um avanço na mídia contemporânea, ao proporcionar uma visão mais empática e inclusiva da deficiência e ao inspirar mudanças sociais positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7421_TB3402_21102025142826.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "GERLANY" "autor_email" => "gerlanysantospereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126390 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3402 "inscrito_id" => 7421 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ANIME "RANKING OF KINGS": IMPORTÂNCIA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS" "resumo" => "Este estudo teve objetivo geral analisar a representação de pessoas com deficiência no anime Ranking of Kings, com enfoque no personagem Bojji, um jovem príncipe surdo, e nas mensagens de empatia, inclusão e conscientização promovidas pela narrativa. E por objetivos específicos, investigar no anime Ranking of Kings o impacto da representação de surdez e outras deficiências na promoção da empatia e conscientização do público; analisar como essas representações contribuem para a quebra de estereótipos relacionados a pessoas com deficiência e explorar o potencial educativo dos animes na divulgação da cultura e da língua das pessoas surdas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada por autores como Denzin e Lincoln (2005) para a fundamentação metodológica do estudo, além de análise de conteúdo nos termos de Bardin (2011). Os resultados evidenciaram que o protagonista Bojji é retratado de forma sensível, enfrentando exclusão, mas demonstrando resiliência e inspirando o público. A narrativa desconstrói estereótipos, mostrando-o como um personagem humano, com força emocional e coragem. Além disso, explorou-se o potencial educativo dos animes para divulgar a cultura surda, destacando a língua de sinais e a leitura labial. Ranking of Kings reafirma o poder transformador da mídia em promover justiça social e valores inclusivos. Concluiu-se que o anime Ranking of Kings não apenas oferece uma narrativa emocional e cativante, mas também desempenha um papel significativo na conscientização e inclusão social. Sua abordagem representa um avanço na mídia contemporânea, ao proporcionar uma visão mais empática e inclusiva da deficiência e ao inspirar mudanças sociais positivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7421_TB3402_21102025142826.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANY DE FÁTIMA DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "GERLANY" "autor_email" => "gerlanysantospereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }