TERRÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126391 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3403 "inscrito_id" => 9154 "titulo" => "TERRÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Este trabalho revisa os estudos recentes sobre o uso de terrários como ferramenta didática no ensino de Ciências, destacando sua relevância na promoção da interdisciplinaridade e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou artigos publicados entre os anos de 2020 e 2025 que exploraram a construção e aplicação de terrários no contexto educacional. Os resultados apontam que os terrários proporcionam uma abordagem prática e interativa, facilitando a compreensão de conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Esses recursos permitem observar fenômenos naturais em sistemas controlados, abordando ciclos biogeoquímicos, interações ecológicas e sustentabilidade. Os estudos analisados destacaram o potencial educacional dos terrários como ferramenta didática no Ensino de Ciências, promovendo uma conexão dinâmica entre teoria e prática. O estudo também destaca o potencial interdisciplinar dos terrários, integrando áreas como Biologia, Química e Física, promovendo reflexões sobre práticas educacionais inovadoras. Essa ferramenta demonstrou versatilidade ao se adaptar a diferentes níveis e contextos de ensino, consolidando-se como um recurso pedagógico eficaz para enriquecer a formação de estudantes e professores. Conclui-se que a utilização de terrários no Ensino de Ciências é uma estratégia essencial para engajar os alunos e promover uma educação mais conectada, interdisciplinar e alinhada às demandas educacionais atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9154_TB3403_14102025094353.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIA SAMARA FREITAS GAMA" "autor_nome_curto" => "KASSIA SAMARA" "autor_email" => "kassiaprofissional@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126391 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3403 "inscrito_id" => 9154 "titulo" => "TERRÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "Este trabalho revisa os estudos recentes sobre o uso de terrários como ferramenta didática no ensino de Ciências, destacando sua relevância na promoção da interdisciplinaridade e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou artigos publicados entre os anos de 2020 e 2025 que exploraram a construção e aplicação de terrários no contexto educacional. Os resultados apontam que os terrários proporcionam uma abordagem prática e interativa, facilitando a compreensão de conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Esses recursos permitem observar fenômenos naturais em sistemas controlados, abordando ciclos biogeoquímicos, interações ecológicas e sustentabilidade. Os estudos analisados destacaram o potencial educacional dos terrários como ferramenta didática no Ensino de Ciências, promovendo uma conexão dinâmica entre teoria e prática. O estudo também destaca o potencial interdisciplinar dos terrários, integrando áreas como Biologia, Química e Física, promovendo reflexões sobre práticas educacionais inovadoras. Essa ferramenta demonstrou versatilidade ao se adaptar a diferentes níveis e contextos de ensino, consolidando-se como um recurso pedagógico eficaz para enriquecer a formação de estudantes e professores. Conclui-se que a utilização de terrários no Ensino de Ciências é uma estratégia essencial para engajar os alunos e promover uma educação mais conectada, interdisciplinar e alinhada às demandas educacionais atuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9154_TB3403_14102025094353.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIA SAMARA FREITAS GAMA" "autor_nome_curto" => "KASSIA SAMARA" "autor_email" => "kassiaprofissional@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }