Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O 14º FESTIVAL DE ARTES COMO AÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR E CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126400
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3423
    "inscrito_id" => 2248
    "titulo" => "O 14º FESTIVAL DE ARTES COMO AÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR E CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência da 14ª edição do Festival de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró (IFRN/MO), realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. O evento teve como objetivo promover e estimular as atividades artístico-culturais da comunidade do IFRN/MO, criando um espaço acessível para a interação entre artistas locais e a população. Diante da ausência de espaços e eventos que promovessem as atividades artísticas produzidas no âmbito escolar, como exposições, escritos literários, peças teatrais, performances e composições, o Festival de Artes surgiu, em 2015, com a proposta de reunir tais apresentações em uma mesma programação, promovendo novas experiências e levando arte e cultura a pessoas de diferentes contextos sociais. Em 2024, o festival, fomentado pelo projeto “ArteVivências 2024: NuArte/MO entrelaçando experiências artísticas na comunidade” e coordenado pelo Núcleo de Artes do IFRN/MO (NuArte/MO), adotou uma metodologia comunitária ao envolver docentes, alunos bolsistas e voluntários na organização e produção do evento, além de abrir espaço para que artistas exibissem suas montagens ao público e garantir, simultaneamente, o acesso gratuito das apresentações aos membros externos, reforçando o compromisso com a promoção de uma cultura acessível e inclusiva. Os resultados foram significativos, despertando e incentivando a realização de práticas criativas, gerando a valorização da cultura na comunidade e, além disso, fortalecendo os laços afetivos entre estudantes e a escola, decorrente de um sentimento de estima por parte dos discentes que tiveram seus trabalhos valorizados. Conclui-se que o evento demonstrou o potencial transformador das ações artístico-culturais no meio escolar e social, beneficiando tanto o IFRN quanto o município de Mossoró, sendo pertinente a continuidade dessas iniciativas como parte fundamental da cultura local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2248_TB3423_03112025212946.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KAROLINY CRUZ FILGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "karolinyanna912@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126400
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3423
    "inscrito_id" => 2248
    "titulo" => "O 14º FESTIVAL DE ARTES COMO AÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR E CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência da 14ª edição do Festival de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró (IFRN/MO), realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. O evento teve como objetivo promover e estimular as atividades artístico-culturais da comunidade do IFRN/MO, criando um espaço acessível para a interação entre artistas locais e a população. Diante da ausência de espaços e eventos que promovessem as atividades artísticas produzidas no âmbito escolar, como exposições, escritos literários, peças teatrais, performances e composições, o Festival de Artes surgiu, em 2015, com a proposta de reunir tais apresentações em uma mesma programação, promovendo novas experiências e levando arte e cultura a pessoas de diferentes contextos sociais. Em 2024, o festival, fomentado pelo projeto “ArteVivências 2024: NuArte/MO entrelaçando experiências artísticas na comunidade” e coordenado pelo Núcleo de Artes do IFRN/MO (NuArte/MO), adotou uma metodologia comunitária ao envolver docentes, alunos bolsistas e voluntários na organização e produção do evento, além de abrir espaço para que artistas exibissem suas montagens ao público e garantir, simultaneamente, o acesso gratuito das apresentações aos membros externos, reforçando o compromisso com a promoção de uma cultura acessível e inclusiva. Os resultados foram significativos, despertando e incentivando a realização de práticas criativas, gerando a valorização da cultura na comunidade e, além disso, fortalecendo os laços afetivos entre estudantes e a escola, decorrente de um sentimento de estima por parte dos discentes que tiveram seus trabalhos valorizados. Conclui-se que o evento demonstrou o potencial transformador das ações artístico-culturais no meio escolar e social, beneficiando tanto o IFRN quanto o município de Mossoró, sendo pertinente a continuidade dessas iniciativas como parte fundamental da cultura local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2248_TB3423_03112025212946.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KAROLINY CRUZ FILGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "karolinyanna912@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho relata a experiência da 14ª edição do Festival de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró (IFRN/MO), realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. O evento teve como objetivo promover e estimular as atividades artístico-culturais da comunidade do IFRN/MO, criando um espaço acessível para a interação entre artistas locais e a população. Diante da ausência de espaços e eventos que promovessem as atividades artísticas produzidas no âmbito escolar, como exposições, escritos literários, peças teatrais, performances e composições, o Festival de Artes surgiu, em 2015, com a proposta de reunir tais apresentações em uma mesma programação, promovendo novas experiências e levando arte e cultura a pessoas de diferentes contextos sociais. Em 2024, o festival, fomentado pelo projeto “ArteVivências 2024: NuArte/MO entrelaçando experiências artísticas na comunidade” e coordenado pelo Núcleo de Artes do IFRN/MO (NuArte/MO), adotou uma metodologia comunitária ao envolver docentes, alunos bolsistas e voluntários na organização e produção do evento, além de abrir espaço para que artistas exibissem suas montagens ao público e garantir, simultaneamente, o acesso gratuito das apresentações aos membros externos, reforçando o compromisso com a promoção de uma cultura acessível e inclusiva. Os resultados foram significativos, despertando e incentivando a realização de práticas criativas, gerando a valorização da cultura na comunidade e, além disso, fortalecendo os laços afetivos entre estudantes e a escola, decorrente de um sentimento de estima por parte dos discentes que tiveram seus trabalhos valorizados. Conclui-se que o evento demonstrou o potencial transformador das ações artístico-culturais no meio escolar e social, beneficiando tanto o IFRN quanto o município de Mossoró, sendo pertinente a continuidade dessas iniciativas como parte fundamental da cultura local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.