Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA DE SAMBA MIRIM E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS : ALGUNS APONTAMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126411
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3450
    "inscrito_id" => 8081
    "titulo" => "ESCOLA DE SAMBA MIRIM E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS : ALGUNS APONTAMENTOS"
    "resumo" => "Este artigo visa discutir as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas escolas de samba mirins, com ênfase na construção do processo de ensino-aprendizagem nesses ambientes. Nesse contexto, a pesquisa aborda a escola de samba mirim como um espaço significativo para a formação educacional das crianças. Para conduzir esse estudo, foi necessário adotar o método qualitativo, pois “permite a observância do mundo real e dos fenômenos e a percepção do sujeito, a qual possibilita uma análise e uma interpretação de caráter mais subjetivo” (Gil, 2008, p. 9). Também foi realizado uma revisão bibliográfica pertinente ao tema, uma vez que essas informações são importantes para o embasamento “teórico de uma pesquisa, pois elas oferecem variedades de obras, dado o caráter de informações nelas contidas, constituindo o suporte na preferência da escrita literária” (Fachin, 2000, p. 121). Ademais, a análise de documentos, que diz respeito a “documentos originais que não passaram por nenhum tipo de análise” (Gil, 2002, p. 46). Assim esse estudo busca responder à seguinte questão : Qual é o papel da música e da dança nas escolas de samba mirins na educação sobre a herança africana? Para a abordar essas questões, apoiamo-nos nas investigações de Renato Noguera (2017) e Azoilda Trindade (1994 ), que compreendem a relevância da cultura africana na formação das crianças. A partir dessas, considerações concluímos que a escola de samba mirim proporciona às crianças um aprendizado ancestral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8081_TB3450_31102025230150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIZA DA SILVA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "MAIZA"
    "autor_email" => "maizafrancisco@gmail.com"
    "autor_ies" => "ALFA FACULDADE DE GUANHÃES (ALFA GUNHÃES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126411
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3450
    "inscrito_id" => 8081
    "titulo" => "ESCOLA DE SAMBA MIRIM E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS : ALGUNS APONTAMENTOS"
    "resumo" => "Este artigo visa discutir as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas escolas de samba mirins, com ênfase na construção do processo de ensino-aprendizagem nesses ambientes. Nesse contexto, a pesquisa aborda a escola de samba mirim como um espaço significativo para a formação educacional das crianças. Para conduzir esse estudo, foi necessário adotar o método qualitativo, pois “permite a observância do mundo real e dos fenômenos e a percepção do sujeito, a qual possibilita uma análise e uma interpretação de caráter mais subjetivo” (Gil, 2008, p. 9). Também foi realizado uma revisão bibliográfica pertinente ao tema, uma vez que essas informações são importantes para o embasamento “teórico de uma pesquisa, pois elas oferecem variedades de obras, dado o caráter de informações nelas contidas, constituindo o suporte na preferência da escrita literária” (Fachin, 2000, p. 121). Ademais, a análise de documentos, que diz respeito a “documentos originais que não passaram por nenhum tipo de análise” (Gil, 2002, p. 46). Assim esse estudo busca responder à seguinte questão : Qual é o papel da música e da dança nas escolas de samba mirins na educação sobre a herança africana? Para a abordar essas questões, apoiamo-nos nas investigações de Renato Noguera (2017) e Azoilda Trindade (1994 ), que compreendem a relevância da cultura africana na formação das crianças. A partir dessas, considerações concluímos que a escola de samba mirim proporciona às crianças um aprendizado ancestral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8081_TB3450_31102025230150.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIZA DA SILVA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "MAIZA"
    "autor_email" => "maizafrancisco@gmail.com"
    "autor_ies" => "ALFA FACULDADE DE GUANHÃES (ALFA GUNHÃES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo visa discutir as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas escolas de samba mirins, com ênfase na construção do processo de ensino-aprendizagem nesses ambientes. Nesse contexto, a pesquisa aborda a escola de samba mirim como um espaço significativo para a formação educacional das crianças. Para conduzir esse estudo, foi necessário adotar o método qualitativo, pois “permite a observância do mundo real e dos fenômenos e a percepção do sujeito, a qual possibilita uma análise e uma interpretação de caráter mais subjetivo” (Gil, 2008, p. 9). Também foi realizado uma revisão bibliográfica pertinente ao tema, uma vez que essas informações são importantes para o embasamento “teórico de uma pesquisa, pois elas oferecem variedades de obras, dado o caráter de informações nelas contidas, constituindo o suporte na preferência da escrita literária” (Fachin, 2000, p. 121). Ademais, a análise de documentos, que diz respeito a “documentos originais que não passaram por nenhum tipo de análise” (Gil, 2002, p. 46). Assim esse estudo busca responder à seguinte questão : Qual é o papel da música e da dança nas escolas de samba mirins na educação sobre a herança africana? Para a abordar essas questões, apoiamo-nos nas investigações de Renato Noguera (2017) e Azoilda Trindade (1994 ), que compreendem a relevância da cultura africana na formação das crianças. A partir dessas, considerações concluímos que a escola de samba mirim proporciona às crianças um aprendizado ancestral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.