A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3456 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa fundamental para a formação inicial de professores, oferecendo experiências práticas em sala de aula desde os primeiros semestres da graduação. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a participação de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens no PIBID, com atuação em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, baseia-se na observação direta da rotina escolar e no acompanhamento das práticas pedagógicas. Durante o período de atuação, realizou-se a observação das práticas pedagógicas, o auxílio no planejamento de atividades e o atendimento às necessidades dos alunos, com ênfase na mediação de dúvidas e conflitos em sala de aula. Um dos principais desafios enfrentados foi a adaptação à postura profissional e ao contato direto com a rotina escolar, o que demandou o desenvolvimento de habilidades de mediação e comunicação. Essa vivência contribuiu significativamente para a formação docente, permitindo uma adaptação ao ambiente formal de ensino desde o segundo semestre da licenciatura. A experiência no PIBID reforça a importância da iniciação à docência para a construção da identidade profissional do futuro professor. O referencial teórico que embasa esta reflexão inclui autores como Tardif (2014), que discute a construção do saber docente a partir da prática, e Pimenta e Lima (2012), que abordam a formação de professores e o papel da prática reflexiva. Dessa forma, o PIBID se consolida como uma política essencial para o desenvolvimento de educadores, ao proporcionar contato direto com os desafios e possibilidades da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7620_TB3456_10112025234849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA" "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3456 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa fundamental para a formação inicial de professores, oferecendo experiências práticas em sala de aula desde os primeiros semestres da graduação. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a participação de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens no PIBID, com atuação em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, baseia-se na observação direta da rotina escolar e no acompanhamento das práticas pedagógicas. Durante o período de atuação, realizou-se a observação das práticas pedagógicas, o auxílio no planejamento de atividades e o atendimento às necessidades dos alunos, com ênfase na mediação de dúvidas e conflitos em sala de aula. Um dos principais desafios enfrentados foi a adaptação à postura profissional e ao contato direto com a rotina escolar, o que demandou o desenvolvimento de habilidades de mediação e comunicação. Essa vivência contribuiu significativamente para a formação docente, permitindo uma adaptação ao ambiente formal de ensino desde o segundo semestre da licenciatura. A experiência no PIBID reforça a importância da iniciação à docência para a construção da identidade profissional do futuro professor. O referencial teórico que embasa esta reflexão inclui autores como Tardif (2014), que discute a construção do saber docente a partir da prática, e Pimenta e Lima (2012), que abordam a formação de professores e o papel da prática reflexiva. Dessa forma, o PIBID se consolida como uma política essencial para o desenvolvimento de educadores, ao proporcionar contato direto com os desafios e possibilidades da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7620_TB3456_10112025234849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA" "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }