Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126414
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 7620
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa fundamental para a formação inicial de professores, oferecendo experiências práticas em sala de aula desde os primeiros semestres da graduação. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a participação de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens no PIBID, com atuação em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, baseia-se na observação direta da rotina escolar e no acompanhamento das práticas pedagógicas. Durante o período de atuação, realizou-se a observação das práticas pedagógicas, o auxílio no planejamento de atividades e o atendimento às necessidades dos alunos, com ênfase na mediação de dúvidas e conflitos em sala de aula. Um dos principais desafios enfrentados foi a adaptação à postura profissional e ao contato direto com a rotina escolar, o que demandou o desenvolvimento de habilidades de mediação e comunicação. Essa vivência contribuiu significativamente para a formação docente, permitindo uma adaptação ao ambiente formal de ensino desde o segundo semestre da licenciatura. A experiência no PIBID reforça a importância da iniciação à docência para a construção da identidade profissional do futuro professor. O referencial teórico que embasa esta reflexão inclui autores como Tardif (2014), que discute a construção do saber docente a partir da prática, e Pimenta e Lima (2012), que abordam a formação de professores e o papel da prática reflexiva. Dessa forma, o PIBID se consolida como uma política essencial para o desenvolvimento de educadores, ao proporcionar contato direto com os desafios e possibilidades da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7620_TB3456_10112025234849.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA"
    "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126414
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 7620
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA NO PIBID NA FORMAÇÃO DE UMA GRADUANDA: DESAFIOS, CONTRIBUIÇÕES E IMPACTOS NA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa fundamental para a formação inicial de professores, oferecendo experiências práticas em sala de aula desde os primeiros semestres da graduação. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a participação de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens no PIBID, com atuação em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, baseia-se na observação direta da rotina escolar e no acompanhamento das práticas pedagógicas. Durante o período de atuação, realizou-se a observação das práticas pedagógicas, o auxílio no planejamento de atividades e o atendimento às necessidades dos alunos, com ênfase na mediação de dúvidas e conflitos em sala de aula. Um dos principais desafios enfrentados foi a adaptação à postura profissional e ao contato direto com a rotina escolar, o que demandou o desenvolvimento de habilidades de mediação e comunicação. Essa vivência contribuiu significativamente para a formação docente, permitindo uma adaptação ao ambiente formal de ensino desde o segundo semestre da licenciatura. A experiência no PIBID reforça a importância da iniciação à docência para a construção da identidade profissional do futuro professor. O referencial teórico que embasa esta reflexão inclui autores como Tardif (2014), que discute a construção do saber docente a partir da prática, e Pimenta e Lima (2012), que abordam a formação de professores e o papel da prática reflexiva. Dessa forma, o PIBID se consolida como uma política essencial para o desenvolvimento de educadores, ao proporcionar contato direto com os desafios e possibilidades da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7620_TB3456_10112025234849.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLY TAYSSA SOUZA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLY COSTA"
    "autor_email" => "camilly.costa@iemci.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui uma iniciativa fundamental para a formação inicial de professores, oferecendo experiências práticas em sala de aula desde os primeiros semestres da graduação. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a participação de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens no PIBID, com atuação em turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, baseia-se na observação direta da rotina escolar e no acompanhamento das práticas pedagógicas. Durante o período de atuação, realizou-se a observação das práticas pedagógicas, o auxílio no planejamento de atividades e o atendimento às necessidades dos alunos, com ênfase na mediação de dúvidas e conflitos em sala de aula. Um dos principais desafios enfrentados foi a adaptação à postura profissional e ao contato direto com a rotina escolar, o que demandou o desenvolvimento de habilidades de mediação e comunicação. Essa vivência contribuiu significativamente para a formação docente, permitindo uma adaptação ao ambiente formal de ensino desde o segundo semestre da licenciatura. A experiência no PIBID reforça a importância da iniciação à docência para a construção da identidade profissional do futuro professor. O referencial teórico que embasa esta reflexão inclui autores como Tardif (2014), que discute a construção do saber docente a partir da prática, e Pimenta e Lima (2012), que abordam a formação de professores e o papel da prática reflexiva. Dessa forma, o PIBID se consolida como uma política essencial para o desenvolvimento de educadores, ao proporcionar contato direto com os desafios e possibilidades da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.