ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3459 "inscrito_id" => 9968 "titulo" => "ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O artigo discute os desafios e enfrentamentos na construção de uma educação antirracista no ensino fundamental em escolas públicas, a partir das experiências docentes entrelaçadas. Utilizando a metodologia das narrativas autobiográficas, os autores recorrem à autoentrevista para refletir sobre os obstáculos enfrentados, como a resistência docente, a falta de formação específica e a escassez de materiais didáticos. O estudo apresenta estratégias adotadas para superar essas barreiras, incluindo formação continuada, pedagogia de projetos e colaboração entre educadores. O artigo enfatiza o papel da escola como espaço essencial no combate ao racismo estrutural e destaca a necessidade de um ensino afrocentrado e representativo. A análise evidencia que a efetivação de uma educação antirracista exige ações individuais e coletivas, promovendo práticas inclusivas e transformadoras, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a análise das práticas e desafios enfrentados pelos professores que narram suas trajetórias, são potentes reflexões que resultaram de inquietudes que surgiram a partir da leitura das autoras Bárbara Carine Pinheiro em sua obra Como ser um educador antirracista (2023) e Djamila Ribeiro no livro Pequeno Manual antirracista (2019). Os autores e autoras como Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Lino Gomes (2012, 2017 e 2019) e Kabengele Munanga (2019) nos auxiliam em pensar em uma educação que enfrente o racismo. Desta forma, é preciso evidenciar caminhos possíveis para a consolidação de uma educação antirracista nas escolas brasileiras. Esse movimento é indispensável para que as instituições escolares, como espaços de formação cidadã, contribuam efetivamente na desconstrução do racismo estrutural e na promoção de uma nova sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9968_TB3459_10112025211134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA CORRÊA PAES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PAES" "autor_email" => "beatrizscpaes@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3459 "inscrito_id" => 9968 "titulo" => "ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O artigo discute os desafios e enfrentamentos na construção de uma educação antirracista no ensino fundamental em escolas públicas, a partir das experiências docentes entrelaçadas. Utilizando a metodologia das narrativas autobiográficas, os autores recorrem à autoentrevista para refletir sobre os obstáculos enfrentados, como a resistência docente, a falta de formação específica e a escassez de materiais didáticos. O estudo apresenta estratégias adotadas para superar essas barreiras, incluindo formação continuada, pedagogia de projetos e colaboração entre educadores. O artigo enfatiza o papel da escola como espaço essencial no combate ao racismo estrutural e destaca a necessidade de um ensino afrocentrado e representativo. A análise evidencia que a efetivação de uma educação antirracista exige ações individuais e coletivas, promovendo práticas inclusivas e transformadoras, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a análise das práticas e desafios enfrentados pelos professores que narram suas trajetórias, são potentes reflexões que resultaram de inquietudes que surgiram a partir da leitura das autoras Bárbara Carine Pinheiro em sua obra Como ser um educador antirracista (2023) e Djamila Ribeiro no livro Pequeno Manual antirracista (2019). Os autores e autoras como Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Lino Gomes (2012, 2017 e 2019) e Kabengele Munanga (2019) nos auxiliam em pensar em uma educação que enfrente o racismo. Desta forma, é preciso evidenciar caminhos possíveis para a consolidação de uma educação antirracista nas escolas brasileiras. Esse movimento é indispensável para que as instituições escolares, como espaços de formação cidadã, contribuam efetivamente na desconstrução do racismo estrutural e na promoção de uma nova sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9968_TB3459_10112025211134.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA CORRÊA PAES" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PAES" "autor_email" => "beatrizscpaes@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }