Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126416
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3459
    "inscrito_id" => 9968
    "titulo" => "ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O artigo discute os desafios e enfrentamentos na construção de uma educação antirracista no ensino fundamental em escolas públicas, a partir das experiências docentes entrelaçadas. Utilizando a metodologia das narrativas autobiográficas, os autores recorrem à autoentrevista para refletir sobre os obstáculos enfrentados, como a resistência docente, a falta de formação específica e a escassez de materiais didáticos. O estudo apresenta estratégias adotadas para superar essas barreiras, incluindo formação continuada, pedagogia de projetos e colaboração entre educadores. O artigo enfatiza o papel da escola como espaço essencial no combate ao racismo estrutural e destaca a necessidade de um ensino afrocentrado e representativo. A análise evidencia que a efetivação de uma educação antirracista exige ações individuais e coletivas, promovendo práticas inclusivas e transformadoras, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a análise das práticas e desafios enfrentados pelos professores que narram suas trajetórias, são potentes reflexões que resultaram de inquietudes que surgiram a partir da leitura das autoras Bárbara Carine Pinheiro em sua obra Como ser um educador antirracista (2023) e Djamila Ribeiro no livro Pequeno Manual antirracista (2019). Os autores e autoras como Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Lino Gomes (2012, 2017 e 2019) e Kabengele Munanga (2019) nos auxiliam em pensar em uma educação que enfrente o racismo. Desta forma, é preciso evidenciar caminhos possíveis para a consolidação de uma educação antirracista nas escolas brasileiras. Esse movimento é indispensável para que as instituições escolares, como espaços de formação cidadã, contribuam efetivamente na desconstrução do racismo estrutural e na promoção de uma nova sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9968_TB3459_10112025211134.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA CORRÊA PAES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PAES"
    "autor_email" => "beatrizscpaes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126416
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3459
    "inscrito_id" => 9968
    "titulo" => "ENTRELAÇOS DOCENTES: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O artigo discute os desafios e enfrentamentos na construção de uma educação antirracista no ensino fundamental em escolas públicas, a partir das experiências docentes entrelaçadas. Utilizando a metodologia das narrativas autobiográficas, os autores recorrem à autoentrevista para refletir sobre os obstáculos enfrentados, como a resistência docente, a falta de formação específica e a escassez de materiais didáticos. O estudo apresenta estratégias adotadas para superar essas barreiras, incluindo formação continuada, pedagogia de projetos e colaboração entre educadores. O artigo enfatiza o papel da escola como espaço essencial no combate ao racismo estrutural e destaca a necessidade de um ensino afrocentrado e representativo. A análise evidencia que a efetivação de uma educação antirracista exige ações individuais e coletivas, promovendo práticas inclusivas e transformadoras, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a análise das práticas e desafios enfrentados pelos professores que narram suas trajetórias, são potentes reflexões que resultaram de inquietudes que surgiram a partir da leitura das autoras Bárbara Carine Pinheiro em sua obra Como ser um educador antirracista (2023) e Djamila Ribeiro no livro Pequeno Manual antirracista (2019). Os autores e autoras como Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Lino Gomes (2012, 2017 e 2019) e Kabengele Munanga (2019) nos auxiliam em pensar em uma educação que enfrente o racismo. Desta forma, é preciso evidenciar caminhos possíveis para a consolidação de uma educação antirracista nas escolas brasileiras. Esse movimento é indispensável para que as instituições escolares, como espaços de formação cidadã, contribuam efetivamente na desconstrução do racismo estrutural e na promoção de uma nova sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9968_TB3459_10112025211134.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA CORRÊA PAES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PAES"
    "autor_email" => "beatrizscpaes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo discute os desafios e enfrentamentos na construção de uma educação antirracista no ensino fundamental em escolas públicas, a partir das experiências docentes entrelaçadas. Utilizando a metodologia das narrativas autobiográficas, os autores recorrem à autoentrevista para refletir sobre os obstáculos enfrentados, como a resistência docente, a falta de formação específica e a escassez de materiais didáticos. O estudo apresenta estratégias adotadas para superar essas barreiras, incluindo formação continuada, pedagogia de projetos e colaboração entre educadores. O artigo enfatiza o papel da escola como espaço essencial no combate ao racismo estrutural e destaca a necessidade de um ensino afrocentrado e representativo. A análise evidencia que a efetivação de uma educação antirracista exige ações individuais e coletivas, promovendo práticas inclusivas e transformadoras, em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a análise das práticas e desafios enfrentados pelos professores que narram suas trajetórias, são potentes reflexões que resultaram de inquietudes que surgiram a partir da leitura das autoras Bárbara Carine Pinheiro em sua obra Como ser um educador antirracista (2023) e Djamila Ribeiro no livro Pequeno Manual antirracista (2019). Os autores e autoras como Eliane Cavalleiro (2021), Nilma Lino Gomes (2012, 2017 e 2019) e Kabengele Munanga (2019) nos auxiliam em pensar em uma educação que enfrente o racismo. Desta forma, é preciso evidenciar caminhos possíveis para a consolidação de uma educação antirracista nas escolas brasileiras. Esse movimento é indispensável para que as instituições escolares, como espaços de formação cidadã, contribuam efetivamente na desconstrução do racismo estrutural e na promoção de uma nova sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.