TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DE IA PARA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO E TOMADA DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3461 "inscrito_id" => 10006 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DE IA PARA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO E TOMADA DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR." "resumo" => "Os avanços na inteligência artificial desencadearam seu impacto no setor da educação; é visto mais significativamente na individualização da aprendizagem e na otimização da escolaridade. Por esse motivo, o presente estudo visa descobrir possíveis áreas de aplicação da IA para responder melhor às necessidades educacionais individuais, processos de gestão aprimorados e desafios éticos e operacionais. O trabalho é baseado em uma revisão qualitativa de fontes documentais e bibliográficas vinculadas a artigos científicos, livros e relatórios acadêmicos. Os resultados ilustraram que a IA é usada para aumentar a participação e a inclusão dos alunos, adaptando o conteúdo educacional. Na gestão de uma instituição educacional, a tomada de decisões estratégicas é apoiada por análises de dados em tempo real e pela automação de processos. Vários desafios fundamentais contrabalançam essas vantagens, como privacidade de dados e transparência algorítmica. Isso abre caminho para que a vulnerabilidade da plataforma educacional seja reforçada, argumentando, assim, que a governança sobre o uso de tecnologias deve ser muito rigorosa. Similarmente, ele retrocede na inclusão digital ao enfatizar as restrições estruturais em áreas menos desenvolvidas que efetivamente dificultam o uso da Inteligência Artificial. O texto conclui que a Inteligência Artificial possui a capacidade de transformar a educação se aplicada de maneira cuidadosa e ética. No entanto, exige um investimento considerável em infraestrutura e capacitação, além de uma política pública eficiente. Os problemas de pesquisa envolvem a interação da Inteligência Artificial com outras tecnologias emergentes e os impactos a longo prazo, particularmente em outras circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10006_TB3461_29102025203428.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS MARTINS DE LIMA FILHO" "autor_nome_curto" => "Jonas Martins" "autor_email" => "profjonasmartins@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3461 "inscrito_id" => 10006 "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DE IA PARA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO E TOMADA DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR." "resumo" => "Os avanços na inteligência artificial desencadearam seu impacto no setor da educação; é visto mais significativamente na individualização da aprendizagem e na otimização da escolaridade. Por esse motivo, o presente estudo visa descobrir possíveis áreas de aplicação da IA para responder melhor às necessidades educacionais individuais, processos de gestão aprimorados e desafios éticos e operacionais. O trabalho é baseado em uma revisão qualitativa de fontes documentais e bibliográficas vinculadas a artigos científicos, livros e relatórios acadêmicos. Os resultados ilustraram que a IA é usada para aumentar a participação e a inclusão dos alunos, adaptando o conteúdo educacional. Na gestão de uma instituição educacional, a tomada de decisões estratégicas é apoiada por análises de dados em tempo real e pela automação de processos. Vários desafios fundamentais contrabalançam essas vantagens, como privacidade de dados e transparência algorítmica. Isso abre caminho para que a vulnerabilidade da plataforma educacional seja reforçada, argumentando, assim, que a governança sobre o uso de tecnologias deve ser muito rigorosa. Similarmente, ele retrocede na inclusão digital ao enfatizar as restrições estruturais em áreas menos desenvolvidas que efetivamente dificultam o uso da Inteligência Artificial. O texto conclui que a Inteligência Artificial possui a capacidade de transformar a educação se aplicada de maneira cuidadosa e ética. No entanto, exige um investimento considerável em infraestrutura e capacitação, além de uma política pública eficiente. Os problemas de pesquisa envolvem a interação da Inteligência Artificial com outras tecnologias emergentes e os impactos a longo prazo, particularmente em outras circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10006_TB3461_29102025203428.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS MARTINS DE LIMA FILHO" "autor_nome_curto" => "Jonas Martins" "autor_email" => "profjonasmartins@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }