INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126419 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 9182 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Esta revisão de literatura aborda os impactos da Inteligência Artificial (IA) na formação de professores de matemática, com o foco na aplicação de metodologias inovadoras no ensino dessa disciplina. A pesquisa baseou-se na análise de trabalhos que exploraram o uso da IA na formação de professores de matemática, evidenciando o impacto na aplicação de novas metodologias de ensino. Bem como em sua capacidade de promover mudanças significativas nos processos de ensino e de aprendizagem. Foram analisados estudos dos últimos cinco anos (2020-2025) que destacaram tanto as possibilidades quanto os desafios de integrar a IA na formação docente. Os resultados indicam que a IA pode facilitar a criação de metodologias práticas e interativas, como o desenvolvimento de ferramentas digitais e estratégias de ensino personalizadas, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de capacitação docente e a adaptação às novas tecnologias. A pesquisa reforça que a IA deve ser utilizada como um complemento ao ensino, incentivando práticas que estimulem a criatividade e a construção de conhecimento por parte dos professores e alunos. Por fim, conclui-se que a integração da IA na formação de professores de matemática representa um avanço significativo na área educacional, proporcionando novas oportunidades para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a construção de uma educação mais conectada às realidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9182_TB3464_25102025190208.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEU ARAUJO BAUMER" "autor_nome_curto" => "ALCEU BAUMER" "autor_email" => "alceu.baumer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126419 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 9182 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Esta revisão de literatura aborda os impactos da Inteligência Artificial (IA) na formação de professores de matemática, com o foco na aplicação de metodologias inovadoras no ensino dessa disciplina. A pesquisa baseou-se na análise de trabalhos que exploraram o uso da IA na formação de professores de matemática, evidenciando o impacto na aplicação de novas metodologias de ensino. Bem como em sua capacidade de promover mudanças significativas nos processos de ensino e de aprendizagem. Foram analisados estudos dos últimos cinco anos (2020-2025) que destacaram tanto as possibilidades quanto os desafios de integrar a IA na formação docente. Os resultados indicam que a IA pode facilitar a criação de metodologias práticas e interativas, como o desenvolvimento de ferramentas digitais e estratégias de ensino personalizadas, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de capacitação docente e a adaptação às novas tecnologias. A pesquisa reforça que a IA deve ser utilizada como um complemento ao ensino, incentivando práticas que estimulem a criatividade e a construção de conhecimento por parte dos professores e alunos. Por fim, conclui-se que a integração da IA na formação de professores de matemática representa um avanço significativo na área educacional, proporcionando novas oportunidades para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a construção de uma educação mais conectada às realidades do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9182_TB3464_25102025190208.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEU ARAUJO BAUMER" "autor_nome_curto" => "ALCEU BAUMER" "autor_email" => "alceu.baumer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }