Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CONTEXTO DO CEARÁ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho analisa a educação profissional técnica de nível médio no Ceará, destacando sua relação com o contexto histórico e as políticas educacionais implementadas a partir da redemocratização do Brasil. A formação do trabalhador tem sido impactada por reformas educacionais que refletem interesses do capital e tendências globais. No Ceará, a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) representou uma resposta às demandas do mercado e um possível instrumento de transformação social. Entretanto, há desafios na integração entre teoria e prática, bem como na promoção de uma formação que não se limite a preparar trabalhadores ajustados às exigências do mercado, mas que também favoreça a emancipação social. O modelo de educação integral, ao priorizar a empregabilidade e a competitividade, pode acabar reforçando desigualdades, ao invés de romper com a dualidade entre educação e trabalho. A expansão da rede de ensino médio integrado à educação profissional no Ceará foi impulsionada pelo Plano Integrado de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará, em 2008, e pela adesão ao Programa Brasil Profissionalizado. As políticas implementadas buscaram melhorar a qualidade da educação, promover a inclusão social e fortalecer a relação entre educação básica e profissional. A análise do Projeto Político-Pedagógico das EEEPs e dos currículos dos cursos técnicos revela a tensão entre a formação integral e a adaptação às necessidades produtivas. Apesar dos avanços, persiste o risco de a educação profissional se tornar um instrumento de reprodução das desigualdades sociais, caso não seja pensada de forma crítica e alinhada ao desenvolvimento humano em suas diversas dimensões.

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