DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS NO WORDPRESS: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126426 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3477 "inscrito_id" => 9625 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS NO WORDPRESS: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA" "resumo" => "Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de dois projetos educacionais na plataforma WordPress, criados no contexto da disciplina de Gerência de Projetos no curso de Licenciatura em Computação do IFBA campus Jacobina. O primeiro projeto, um blog, tem como objetivo auxiliar educadores na apropriação de ferramentas digitais para o ensino, enquanto o segundo é um site, que disponibiliza atividades de Computação Desplugada a fim de fomentar habilidades do pensamento computacional na educação básica. Baseados no Complemento a BNCC - Computação (Brasil, 2022) e nas diretrizes do guia Protect Management Body of Knowledge - PMBOK (PMI, 2017), abordando as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. A análise de viabilidade foi essencial para estruturar o escopo e garantir acessibilidade e usabilidade das plataformas. Durante a execução, foram aplicadas estratégias de gerenciamento para diminuir riscos e otimizar a implementação dos recursos. Os projetos buscam atender as necessidades atuais da educação pública no Brasil, permitindo ajustes iterativos com base no feedback de educadores e estudantes. Os resultados indicam que uma gestão eficiente de projetos aliada ao uso de tecnologias digitais pode contribuir significativamente para a formação docente e a inovação pedagógica. Os projetos facilitam o compartilhamento de materiais essenciais e acessíveis para a inserção da Computação na educação básica. A experiência reforça a importância da integração entre tecnologia e educação, destacando que abordagens estruturadas de gerenciamento potencializam o impacto de iniciativas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9625_TB3477_30102025121249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLAINE CARVALHO NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROLAINE" "autor_email" => "carol.lcifba@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126426 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3477 "inscrito_id" => 9625 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS NO WORDPRESS: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA" "resumo" => "Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de dois projetos educacionais na plataforma WordPress, criados no contexto da disciplina de Gerência de Projetos no curso de Licenciatura em Computação do IFBA campus Jacobina. O primeiro projeto, um blog, tem como objetivo auxiliar educadores na apropriação de ferramentas digitais para o ensino, enquanto o segundo é um site, que disponibiliza atividades de Computação Desplugada a fim de fomentar habilidades do pensamento computacional na educação básica. Baseados no Complemento a BNCC - Computação (Brasil, 2022) e nas diretrizes do guia Protect Management Body of Knowledge - PMBOK (PMI, 2017), abordando as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. A análise de viabilidade foi essencial para estruturar o escopo e garantir acessibilidade e usabilidade das plataformas. Durante a execução, foram aplicadas estratégias de gerenciamento para diminuir riscos e otimizar a implementação dos recursos. Os projetos buscam atender as necessidades atuais da educação pública no Brasil, permitindo ajustes iterativos com base no feedback de educadores e estudantes. Os resultados indicam que uma gestão eficiente de projetos aliada ao uso de tecnologias digitais pode contribuir significativamente para a formação docente e a inovação pedagógica. Os projetos facilitam o compartilhamento de materiais essenciais e acessíveis para a inserção da Computação na educação básica. A experiência reforça a importância da integração entre tecnologia e educação, destacando que abordagens estruturadas de gerenciamento potencializam o impacto de iniciativas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9625_TB3477_30102025121249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLAINE CARVALHO NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROLAINE" "autor_email" => "carol.lcifba@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }