Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO A AMEBÍASE E GIARDÍASE: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126432
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 10324
    "titulo" => "CONHECENDO A AMEBÍASE E GIARDÍASE: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA."
    "resumo" => "Para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico é importante não se limitar apenas aos métodos tradicionais de ensino. Com isso, este trabalho buscou desenvolver um jogo didático sobre duas parasitoses que são bastante comuns entre os seres humanos, a amebíase e a giardíase. O Jogo “Conhecendo a Amebíase e Giardíase” é destinado a alunos da Educação Básica e consiste em um jogo de cartas com perguntas e respostas sobre os agentes etiológicos, o ciclo de vida, o modo de transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia dessas doenças, com a finalidade é estimular a interação entre os alunos e incentivar a aprendizagem colaborativa de conceitos sobre o tema. Estes conhecimentos são de suma importância para o entendimento dessas parasitoses, que estão associadas a condições de saneamento básico precário e a más práticas de higiene pessoal. A disseminação desses conhecimentos entre os estudantes e, a partir destes, para a comunidade em geral, contribuirá para a promoção da saúde e para a melhoria de vida da população. O jogo é composto por um baralho de cartas sobre o tema, em que cada carta contém uma pergunta e, no verso, uma imagem com a resposta de uma pergunta contida em outra carta (uma carta puxa a outra). Durante o jogo, os grupos discutem entre si para identificar se possuem a carta que responde às perguntas e prossegue até a pergunta final que encerra o jogo. O jogo foi aplicado com professores da Educação Básica durante uma ação extensionista do projeto “Recursos Didáticos em Parasitologia como Instrumentos para a Promoção da Saúde em São Raimundo Nonato-PI”. Os professores participantes da ação consideraram o material apresentado atrativo e que o jogo proporcionou interação entre os jogadores, com regras claras e adequadas para o objetivo proposto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10324_TB3488_10112025234856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKELLY LOURRÂNY SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIKELLY"
    "autor_email" => "mikellylourrany@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126432
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 10324
    "titulo" => "CONHECENDO A AMEBÍASE E GIARDÍASE: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA."
    "resumo" => "Para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico é importante não se limitar apenas aos métodos tradicionais de ensino. Com isso, este trabalho buscou desenvolver um jogo didático sobre duas parasitoses que são bastante comuns entre os seres humanos, a amebíase e a giardíase. O Jogo “Conhecendo a Amebíase e Giardíase” é destinado a alunos da Educação Básica e consiste em um jogo de cartas com perguntas e respostas sobre os agentes etiológicos, o ciclo de vida, o modo de transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia dessas doenças, com a finalidade é estimular a interação entre os alunos e incentivar a aprendizagem colaborativa de conceitos sobre o tema. Estes conhecimentos são de suma importância para o entendimento dessas parasitoses, que estão associadas a condições de saneamento básico precário e a más práticas de higiene pessoal. A disseminação desses conhecimentos entre os estudantes e, a partir destes, para a comunidade em geral, contribuirá para a promoção da saúde e para a melhoria de vida da população. O jogo é composto por um baralho de cartas sobre o tema, em que cada carta contém uma pergunta e, no verso, uma imagem com a resposta de uma pergunta contida em outra carta (uma carta puxa a outra). Durante o jogo, os grupos discutem entre si para identificar se possuem a carta que responde às perguntas e prossegue até a pergunta final que encerra o jogo. O jogo foi aplicado com professores da Educação Básica durante uma ação extensionista do projeto “Recursos Didáticos em Parasitologia como Instrumentos para a Promoção da Saúde em São Raimundo Nonato-PI”. Os professores participantes da ação consideraram o material apresentado atrativo e que o jogo proporcionou interação entre os jogadores, com regras claras e adequadas para o objetivo proposto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10324_TB3488_10112025234856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKELLY LOURRÂNY SOUSA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIKELLY"
    "autor_email" => "mikellylourrany@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico é importante não se limitar apenas aos métodos tradicionais de ensino. Com isso, este trabalho buscou desenvolver um jogo didático sobre duas parasitoses que são bastante comuns entre os seres humanos, a amebíase e a giardíase. O Jogo “Conhecendo a Amebíase e Giardíase” é destinado a alunos da Educação Básica e consiste em um jogo de cartas com perguntas e respostas sobre os agentes etiológicos, o ciclo de vida, o modo de transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a profilaxia dessas doenças, com a finalidade é estimular a interação entre os alunos e incentivar a aprendizagem colaborativa de conceitos sobre o tema. Estes conhecimentos são de suma importância para o entendimento dessas parasitoses, que estão associadas a condições de saneamento básico precário e a más práticas de higiene pessoal. A disseminação desses conhecimentos entre os estudantes e, a partir destes, para a comunidade em geral, contribuirá para a promoção da saúde e para a melhoria de vida da população. O jogo é composto por um baralho de cartas sobre o tema, em que cada carta contém uma pergunta e, no verso, uma imagem com a resposta de uma pergunta contida em outra carta (uma carta puxa a outra). Durante o jogo, os grupos discutem entre si para identificar se possuem a carta que responde às perguntas e prossegue até a pergunta final que encerra o jogo. O jogo foi aplicado com professores da Educação Básica durante uma ação extensionista do projeto “Recursos Didáticos em Parasitologia como Instrumentos para a Promoção da Saúde em São Raimundo Nonato-PI”. Os professores participantes da ação consideraram o material apresentado atrativo e que o jogo proporcionou interação entre os jogadores, com regras claras e adequadas para o objetivo proposto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.