Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM LUGAR DE RESPEITO: AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO COMBATE À LGBTFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho consiste em um projeto de pesquisa apresentado ao componente curricular PRACC 4: As práticas em Geografia, pelo Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. A metodologia do projeto segue uma revisão bibliográfica para a elaboração de uma proposta didática que visa as competências e habilidades EM13CHS502 e EM13CHS503 da BNCC (2018). O projeto busca trabalhar sobre as questões de gênero e sexualidade dentro do ambiente escolar a partir do ensino de Geografia, uma vez que o debate de gênero e sexualidade a partir da educação geográfica, priorizando uma perspectiva cidadã, é urgente e se constitui em um grande desafio, conforme aponta Amaurílio Monteiro da Silva Neto no texto As contribuições da Geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola (2022). Uma das formas da abordagem geográfica neste assunto pode ser conduzida através do conceito de lugar, sendo entendido como um determinado espaço, concebido a partir das vivências cotidianas, sentimentos de pertencimento e afetividade dos indivíduos, nas quais as relações materiais e imateriais envolvem todas as experiências vividas, definem José Werlon Ferreira de Souza, et al, no texto O conceito de lugar e a sua relevância para o ensino de Geografia (2022). Sendo assim, o projeto levanta o seguinte questionamento: o ambiente escolar pode ser considerado um “lugar” para pessoas LGBTQIA+?. Dessa forma, o projeto de pesquisa tem como objetivo a análise e identificação das opressões e discriminações que ocorrem dentro das escolas e nas espacialidades vividas pelos alunos a partir de uma sequência didática para os estudantes realizarem uma pesquisa de campo e compreender se estes espaços podem ser considerados um “lugar” de pertencimento para pessoas LGBTQIA+. Portanto este trabalho carrega consigo a importância de combate a LGBTfobia no ambiente escolar a partir da concepção de lugar no ensino geográfico.

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