Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM ALAGOAS: DESAFIOS E SOLIDÃO PROFISSIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Especial Inclusiva tem o potencial de transformar o modo como a educação é entregue, sobretudo para estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Todavia, pouco se fala sobre como é solitário o trabalho realizado pelos professores da Educação Especial e as barreiras enfrentadas diariamente para promover a inclusão, principalmente pela falta de conhecimento dos demais atores da escola sobre o assunto. Este estudo explora como é o trabalho do professor da Educação Especial e como a falta de conhecimento sobre a Inclusão impacta em sua implementação. Ademais, o presente estudo constitui uma análise crítica acerca do trabalho do professor de AEE, refletindo sobre as barreiras enfrentadas por este profissional em seu quotidiano. A abordagem metodológica é de cunho qualitativa (Flick, 2009) e colaborativa (GAVA, ROCHA, GARCIA, 2018), como instrumento avaliativo, usou-se a entrevista semiestruturada, a técnica de análise dos dados será sobre a orientação da análise de conteúdo (Bardin, 2011). As pesquisas foram desenvolvidas com professores de Educação Especial da rede estadual de Alagoas. O referencial teórico inclui Freire (1987), Vygotsky (1991), Mantoan (2015), Sassaki (2002), Brasil (1996), Brasil (2015), entre outros. Os resultados mostram que a solidão profissional do professor do AEE se dá, sobretudo, pelas lacunas deixadas advindas da formação dos demais atores envolvidos no ambiente escolar. As lacunas deixadas pelas formações, que vão desde o ensino fundamental e se estendem até as pós-graduações, influenciam diretamente nessa falta de conhecimento sobre o assunto, sobretudo porque não tem como ter conhecimento de algo que não foi ensinado, ou estudado superficialmente, durante sua formação. No entanto, se faz necessário que sejam realizados investimentos em todos os níveis da educação brasileira, bem como realizar mudanças nos currículos escolares com o intuito de superar as barreiras existentes na Educação Inclusiva.

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