NARRATIVAS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126443 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3517 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "NARRATIVAS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, proporcionando aos futuros professores experiências práticas que articulam teoria e prática. Diante disso, este artigo discutirá as experiências adquiridas ao longo dos Estágios Supervisionados I, II, III e IV, desenvolvidos no município de Oeiras - Piauí, Os estágios foram realizados em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, permitindo uma experiência ampla com diferentes níveis de ensino. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Pimenta e Lima, segundo os quais a identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória no magistério. No entanto, é durante o processo de formação que se consolidam as escolhas e interessa que a profissão docente exige e que o curso busca legitimidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio de observação participante, análise documental e relatos reflexivos. Os principais desafios identificados incluem dificuldades na compreensão dos conceitos físicos pelos estudantes, falta de recursos didáticos e desmotivação. Como estratégias para superar tais desafios, foram aplicadas metodologias ativas, incluindo jogos didáticos, experimentações e discussões orientadas. Os resultados evidenciam que tais práticas promovem maior comprometimento dos estudantes e fortalecem o desenvolvimento profissional do professor em formação. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado é fundamental para a construção da identidade docente e aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID87_TB3517_10112025142624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126443 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3517 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "NARRATIVAS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma etapa essencial na formação docente, proporcionando aos futuros professores experiências práticas que articulam teoria e prática. Diante disso, este artigo discutirá as experiências adquiridas ao longo dos Estágios Supervisionados I, II, III e IV, desenvolvidos no município de Oeiras - Piauí, Os estágios foram realizados em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, permitindo uma experiência ampla com diferentes níveis de ensino. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Pimenta e Lima, segundo os quais a identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória no magistério. No entanto, é durante o processo de formação que se consolidam as escolhas e interessa que a profissão docente exige e que o curso busca legitimidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio de observação participante, análise documental e relatos reflexivos. Os principais desafios identificados incluem dificuldades na compreensão dos conceitos físicos pelos estudantes, falta de recursos didáticos e desmotivação. Como estratégias para superar tais desafios, foram aplicadas metodologias ativas, incluindo jogos didáticos, experimentações e discussões orientadas. Os resultados evidenciam que tais práticas promovem maior comprometimento dos estudantes e fortalecem o desenvolvimento profissional do professor em formação. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado é fundamental para a construção da identidade docente e aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID87_TB3517_10112025142624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }