TEORIAS DE AQUISIÇÃO/ APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E MÉTODOS DE ENSINO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA SÉRIE ONE DAY AT A TIME.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 4579 "titulo" => "TEORIAS DE AQUISIÇÃO/ APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E MÉTODOS DE ENSINO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA SÉRIE ONE DAY AT A TIME." "resumo" => "As teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua se desenvolvem a partir de inúmeros fatores, tais como emocionais, socio-culturais e entre outros, que devem ser levados em conta no processo de aquisição/ aprendizagem do idioma, assim como os estudos sobre os métodos e enfoques no ensino de Língua Estrangeira (LE), auxiliando o professor no planejamento e entendimento do fazer-docente. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo sugestionar um plano de aula a partir de um episódio da série “One day at a time” como recurso mediador na prática de ensino e aprendizagem inspirada nas teorias de aquisição e aprendizagem. Conduzido a partir dos objetivos específicos de i. discutir questões acerca das teorias de aquisição/ aprendizagem de segunda língua, no caso o espanhol; ii. apresentar considerações relevantes sobre o uso do método direto no ensino de LE e iii. propor um plano de aula a partir do episódio primeiro da série “One day at a time”, versão dublada em espanhol, como recurso para o ensino e aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Pesquisa desenvolvida a partir de uma investigação de cunho bibliográfico, de caráter aplicado, no que consegue a proposta didática, apoiada nas discussões teóricas de Krashen, sob as considerações de De Lima (2011), Paiva (2014), Richards e Rodgers (2009) e entre outras contribuições teóricas sobre os estudos de aquisição/ aprendizagem de uma segunda língua, assim como os métodos e enfoques no ensino de ELE. Contudo, consideramos explorar, por meio de um plano de aula, as possibilidades na prática docente de ensino e aprendizagem de LE, demonstrando a partir do diálogo entre teoria e prática no campo dos estudos da Linguística Aplicada (LA)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4579_TB3518_09112025182527.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR" "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 4579 "titulo" => "TEORIAS DE AQUISIÇÃO/ APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA E MÉTODOS DE ENSINO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA SÉRIE ONE DAY AT A TIME." "resumo" => "As teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua se desenvolvem a partir de inúmeros fatores, tais como emocionais, socio-culturais e entre outros, que devem ser levados em conta no processo de aquisição/ aprendizagem do idioma, assim como os estudos sobre os métodos e enfoques no ensino de Língua Estrangeira (LE), auxiliando o professor no planejamento e entendimento do fazer-docente. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo sugestionar um plano de aula a partir de um episódio da série “One day at a time” como recurso mediador na prática de ensino e aprendizagem inspirada nas teorias de aquisição e aprendizagem. Conduzido a partir dos objetivos específicos de i. discutir questões acerca das teorias de aquisição/ aprendizagem de segunda língua, no caso o espanhol; ii. apresentar considerações relevantes sobre o uso do método direto no ensino de LE e iii. propor um plano de aula a partir do episódio primeiro da série “One day at a time”, versão dublada em espanhol, como recurso para o ensino e aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Pesquisa desenvolvida a partir de uma investigação de cunho bibliográfico, de caráter aplicado, no que consegue a proposta didática, apoiada nas discussões teóricas de Krashen, sob as considerações de De Lima (2011), Paiva (2014), Richards e Rodgers (2009) e entre outras contribuições teóricas sobre os estudos de aquisição/ aprendizagem de uma segunda língua, assim como os métodos e enfoques no ensino de ELE. Contudo, consideramos explorar, por meio de um plano de aula, as possibilidades na prática docente de ensino e aprendizagem de LE, demonstrando a partir do diálogo entre teoria e prática no campo dos estudos da Linguística Aplicada (LA)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4579_TB3518_09112025182527.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR" "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }