ENSINO DE FILOSOFIA ANTIRRACISTA NO IFRN – CAMPUS MOSSORÓ: DIÁLOGOS COM AS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI
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Compreendendo a Filosofia como uma ferramenta crítica e emancipatória, o presente estudo investiga como as práticas pedagógicas dessa disciplina podem contribuir para a formação cidadã, a valorização das epistemologias negras e indígenas e o enfrentamento das desigualdades raciais no ambiente educacional. Trata-se aqui de uma triangulação metodológica a partir de metodologias inspiradas em pedagogias decoloniais e antiautoritárias com abordagem qualitativa e exploratórias articulando análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC), revisão de literatura e as técnicas de pesquisas narrativas com os dialogos dos professores e estudantes envolvidos nas ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas à Filosofia e à ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais). Destacam-se iniciativas como rodas de conversa sobre pensamento africano e afrodiaspórico, debates sobre racismo religioso e epistemicídio, além da participação em eventos como o Julho das Pretas e o Novembro Negro, promovidos pelos núcleos institucionais. Os resultados indicam que a inserção de perspectivas filosóficas antirracistas no currículo do Ensino Médio Integrado fortalece o pensamento crítico dos estudantes e amplia sua percepção sobre diversidade, história e resistência dos povos afro-indígenas. No entanto, desafios como a fragmentação curricular e a resistência institucional ainda representam entraves para a efetiva implementação de uma Filosofia comprometida com a superação das desigualdades raciais. Conclui-se que a articulação entre ensino de Filosofia, NEABI e NEGEDI é essencial para a construção de uma educação mais inclusiva, decolonial e transformadora no IFRN." 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