Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RACISMO ESTRUTURAL EM FACE DA LOCALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA: REFLEXÕES A PARTIR DA REALIDADE DO IFBA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na literatura acadêmica brasileira, costuma-se apresentar três concepções de racismo: a individualista, a institucional e a estrutural. O presente trabalho será norteado pela visão do racismo estrutural, que é compreendido como um reflexo da estrutura social. Ao abordar essa perspectiva, desprende-se da ideia de que atos racistas precedem exclusivamente da intencionalidade de indivíduos ou instituições, revelando, em vez disso, como o racismo está enraizado e naturalizado nas dinâmicas sociais. No município de Vitória da Conquista, existem três Instituições públicas de Ensino Superior (IES): o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Considerando a localização das sedes dessas Instituições, salta aos olhos o fato de que apenas o IFBA possui uma sede localizada em um bairro “popular”, o Zabelê, enquanto a UFBA e a UESB têm suas sedes em um bairro “nobre” do Município, o Candeias. Tendo em vista essa realidade, a presente pesquisa objetiva investigar como a localização da sede do IFBA contribui para diminuir a influência do racismo estrutural em Instituições de Ensino Superior públicas no Município de Vitória da Conquista. Para tanto, a seguinte temática será norteada mediante pesquisa exploratória, que recorrerá à revisão bibliográfica e à análise documental, diante da necessidade de estudar fontes bibliográficas e documentais sobre o tema. Entendeu-se, por fim, que a localização de IES públicas em bairros “populares”, cujas populações apresentam uma maior concentração de pessoas pretas e pardas, a exemplo do que ocorre com o IFBA, Campus Vitória da Conquista, possibilita o acesso e a permanência dos estudantes de baixa renda no ambiente escolar, bem como favorece a promoção de atividades culturais e a execução de projetos de pesquisa e de extensão em benefício de suas respectivas comunidades.

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