Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA ALAGOANA EM SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de intervenção focado na diversidade cultural indígena de Alagoas, como uma proposta de debate multicultural na escola, desenvolvido pela disciplina PRACC5: Temas Transversais em Geografia, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal de Alagoas. Objetivou-se identificar a percepção de alunos de uma escola estadual, do município de Maceió-AL, sobre povos indígenas de Alagoas. Para isso, buscou-se compreender teorias do multiculturalismo na educação básica, através de revisão bibliográfica. Schneider e Lucas (2009) ajudou-nos a compreender o pluralismo das culturas e grupos que definem as sociedades da atualidade. Já Candau (2008) propõe reinventar a educação para trazer um ensino significativo diante dos contextos sócio-políticos atuais e, trazendo o multiculturalismo como uma proposta educacional, esclarecendo que não é viável uma educação fora dos processos culturais do contexto em que se situa. Portanto, não é possível uma educação “desculturalizada”, visto que educação e cultura não podem existir desarticulados. O projeto se deu em 3 fases: identificação da percepção dos alunos; aula expositiva com base na primeira fase; e roda de leitura do texto “Povos Indígenas” de Vieira (2015). Assim, procedemos com breve pesquisa que balizou uma ação interventiva em sala de aula, com alunos do 7° ano, com intenção de compreender o olhar desses alunos sobre a diversidade cultural indígena alagoana. Tal percepção levou-nos a questionar, juntamente com os alunos, estereótipos presentes a respeito desses povos, enfatizando tanto a necessidade do combate à discriminação racial, quanto o respeito às diferenças culturais existentes no âmbito escolar. O projeto mostrou-se efetivo em seus objetivos, principalmente por apresentar a diversidade cultural indígena aos alunos e quebrar percepções estereotipadas, apresentadas por eles, que refletem toda uma construção social brasileira.

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