Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126455
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3541
    "inscrito_id" => 2635
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta propostas antirracistas desenvolvidas em uma escola pública, localizada na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. O projeto intitulado Educação Antirracista na escola: valorização da cultura afro-brasileira, tinha como objetivo revelar os saberes da história afro-brasileira, por vezes silenciados no cotidiano escolar. Assim sendo, utilizamos, neste processo, propostas diversificadas para fomentar uma educação antirracista na unidade de ensino com intuito de desconstruir estereótipos e preconceitos. Assim, usamos a literatura, a identidade, a ciência, a culinária, a história, o esporte, a música e o cinema para elaborar ações enriquecedoras em âmbito escolar e social. Nesse aspecto, durante a implementação do projeto, buscamos apresentar a riqueza da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas reflexivas e criativas. Entendemos que a construção de um currículo dinâmico é extremamente importante para a formação de estudantes críticos, portanto as estratégias planejadas e executadas ao longo do ano letivo foram pautadas no respeito às diferenças e na valorização da cultura negra. De fato, os alunos tiveram acesso a uma educação baseada nas relações étnico-raciais, pois sabemos que a discussão desta abordagem em sala de aula favorece a efetivação da Lei 10.639/2003 no cotidiano escolar e a construção de uma escola mais inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2635_TB3541_30102025232612.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDILANNE GUIMARÃES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDILANNE"
    "autor_email" => "valdilanne_guip@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126455
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3541
    "inscrito_id" => 2635
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta propostas antirracistas desenvolvidas em uma escola pública, localizada na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. O projeto intitulado Educação Antirracista na escola: valorização da cultura afro-brasileira, tinha como objetivo revelar os saberes da história afro-brasileira, por vezes silenciados no cotidiano escolar. Assim sendo, utilizamos, neste processo, propostas diversificadas para fomentar uma educação antirracista na unidade de ensino com intuito de desconstruir estereótipos e preconceitos. Assim, usamos a literatura, a identidade, a ciência, a culinária, a história, o esporte, a música e o cinema para elaborar ações enriquecedoras em âmbito escolar e social. Nesse aspecto, durante a implementação do projeto, buscamos apresentar a riqueza da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas reflexivas e criativas. Entendemos que a construção de um currículo dinâmico é extremamente importante para a formação de estudantes críticos, portanto as estratégias planejadas e executadas ao longo do ano letivo foram pautadas no respeito às diferenças e na valorização da cultura negra. De fato, os alunos tiveram acesso a uma educação baseada nas relações étnico-raciais, pois sabemos que a discussão desta abordagem em sala de aula favorece a efetivação da Lei 10.639/2003 no cotidiano escolar e a construção de uma escola mais inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2635_TB3541_30102025232612.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDILANNE GUIMARÃES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDILANNE"
    "autor_email" => "valdilanne_guip@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta propostas antirracistas desenvolvidas em uma escola pública, localizada na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. O projeto intitulado Educação Antirracista na escola: valorização da cultura afro-brasileira, tinha como objetivo revelar os saberes da história afro-brasileira, por vezes silenciados no cotidiano escolar. Assim sendo, utilizamos, neste processo, propostas diversificadas para fomentar uma educação antirracista na unidade de ensino com intuito de desconstruir estereótipos e preconceitos. Assim, usamos a literatura, a identidade, a ciência, a culinária, a história, o esporte, a música e o cinema para elaborar ações enriquecedoras em âmbito escolar e social. Nesse aspecto, durante a implementação do projeto, buscamos apresentar a riqueza da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas reflexivas e criativas. Entendemos que a construção de um currículo dinâmico é extremamente importante para a formação de estudantes críticos, portanto as estratégias planejadas e executadas ao longo do ano letivo foram pautadas no respeito às diferenças e na valorização da cultura negra. De fato, os alunos tiveram acesso a uma educação baseada nas relações étnico-raciais, pois sabemos que a discussão desta abordagem em sala de aula favorece a efetivação da Lei 10.639/2003 no cotidiano escolar e a construção de uma escola mais inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.