Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBRA O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA DE VITOR MARINHO DE OLIVEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O esporte generalizado como conteúdo da educação física escolar, torna-se conteúdo hegemônico nas aulas de educação física e ferramenta ideológica de propaganda durante a ditadura civil militar de carater burques. Com o fim desse processo e reabertura política, no campo da educação física iniciou-se um movimento de crítica, sobretudo conceitual e epistemologica a cerca da pergunda o que é educação física? Assim, os teóricos da educação física que dissertam sobre a sobre a história da educação física no seu sentido amblo, enquanto uma atividade corporal com predominio dos aspectos físicos há um retorno as mais elementares e necessárias práticas de sobreviência, perpassando pela contrução do conceito grego atribuido a essas atividades, tratando-as, em regra, como um desenvolvimento gradual e linear. A obra “O que é educação física” de Vitor Marinho de Oliveira inaugura uma crítica conceitual e epistemológica sobre o trato desse conhecimento, na perspectiva de afirma que nem tudo é educação física. Nesta perspectiva, esse estudo tem como objetivo analisar a compreensão conceitual do que é educação física na subracitada obra. A presente pesquisa caracteriza como uma pesquisa teórica bibliográfica com estudo imanente da obra com análise qualitativa no qual as formulações teóricas do Materialimo Histórico será referencial matricial. Por fim, o autor elabora um arcabouço histórico da origem da educação física com as aproximações as atividades mais remotas de manutenção da vida biológica (saltar, correr, caçar, lançar), para a partir destee momento, possibilitar a base conceitual desta práxis corporeã.

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