A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBRA O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA DE VITOR MARINHO DE OLIVEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3548 "inscrito_id" => 10192 "titulo" => "A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBRA O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA DE VITOR MARINHO DE OLIVEIRA" "resumo" => "O esporte generalizado como conteúdo da educação física escolar, torna-se conteúdo hegemônico nas aulas de educação física e ferramenta ideológica de propaganda durante a ditadura civil militar de carater burques. Com o fim desse processo e reabertura política, no campo da educação física iniciou-se um movimento de crítica, sobretudo conceitual e epistemologica a cerca da pergunda o que é educação física? Assim, os teóricos da educação física que dissertam sobre a sobre a história da educação física no seu sentido amblo, enquanto uma atividade corporal com predominio dos aspectos físicos há um retorno as mais elementares e necessárias práticas de sobreviência, perpassando pela contrução do conceito grego atribuido a essas atividades, tratando-as, em regra, como um desenvolvimento gradual e linear. A obra “O que é educação física” de Vitor Marinho de Oliveira inaugura uma crítica conceitual e epistemológica sobre o trato desse conhecimento, na perspectiva de afirma que nem tudo é educação física. Nesta perspectiva, esse estudo tem como objetivo analisar a compreensão conceitual do que é educação física na subracitada obra. A presente pesquisa caracteriza como uma pesquisa teórica bibliográfica com estudo imanente da obra com análise qualitativa no qual as formulações teóricas do Materialimo Histórico será referencial matricial. Por fim, o autor elabora um arcabouço histórico da origem da educação física com as aproximações as atividades mais remotas de manutenção da vida biológica (saltar, correr, caçar, lançar), para a partir destee momento, possibilitar a base conceitual desta práxis corporeã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10192_TB3548_30102025193533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA BEZERRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriabernardo1403@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3548 "inscrito_id" => 10192 "titulo" => "A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBRA O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA DE VITOR MARINHO DE OLIVEIRA" "resumo" => "O esporte generalizado como conteúdo da educação física escolar, torna-se conteúdo hegemônico nas aulas de educação física e ferramenta ideológica de propaganda durante a ditadura civil militar de carater burques. Com o fim desse processo e reabertura política, no campo da educação física iniciou-se um movimento de crítica, sobretudo conceitual e epistemologica a cerca da pergunda o que é educação física? Assim, os teóricos da educação física que dissertam sobre a sobre a história da educação física no seu sentido amblo, enquanto uma atividade corporal com predominio dos aspectos físicos há um retorno as mais elementares e necessárias práticas de sobreviência, perpassando pela contrução do conceito grego atribuido a essas atividades, tratando-as, em regra, como um desenvolvimento gradual e linear. A obra “O que é educação física” de Vitor Marinho de Oliveira inaugura uma crítica conceitual e epistemológica sobre o trato desse conhecimento, na perspectiva de afirma que nem tudo é educação física. Nesta perspectiva, esse estudo tem como objetivo analisar a compreensão conceitual do que é educação física na subracitada obra. A presente pesquisa caracteriza como uma pesquisa teórica bibliográfica com estudo imanente da obra com análise qualitativa no qual as formulações teóricas do Materialimo Histórico será referencial matricial. Por fim, o autor elabora um arcabouço histórico da origem da educação física com as aproximações as atividades mais remotas de manutenção da vida biológica (saltar, correr, caçar, lançar), para a partir destee momento, possibilitar a base conceitual desta práxis corporeã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10192_TB3548_30102025193533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA BEZERRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA" "autor_email" => "valeriabernardo1403@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }