Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA EM SALA DE AULA: A CANÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126465
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3560
    "inscrito_id" => 5184
    "titulo" => "MÚSICA EM SALA DE AULA: A CANÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso de canções como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da competência leitora e da interpretação textual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Partindo da perspectiva de que as músicas, enquanto textos sociais e culturais, possibilitam múltiplas leituras e abordagens (PAULINO, 2014), esta pesquisa, de caráter bibliográfico, visa investigar como as letras de canções podem contribuir para a ampliação da compreensão textual, promovendo uma leitura crítica e reflexiva (CANDIDO, 2000). A escolha pela música como objeto de estudo se fundamenta em sua natureza híbrida, pois transita entre o literário e o cotidiano (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), aproximando o conteúdo escolar do universo sociocultural dos estudantes (MARCUSCHI, 2008). Assim, a análise de letras musicais em sala de aula se revela como estratégia potente para explorar aspectos como o tema, a estrutura textual, o ponto de vista, as intenções comunicativas e as inferências implícitas (KOCH; ELIAS, 2017). Como resultado parcial das atividades desenvolvidas, observou-se que os alunos conseguiram estabelecer relações significativas entre os temas abordados nas canções e os conteúdos escolares, destacando-se, por exemplo, a utilização da música Terra de Gigantes para o estudo do gênero carta. As canções utilizadas perpassaram gêneros como MPB, rock nacional e canções infantis, sempre respeitando a faixa etária e o repertório sociocultural dos estudantes. Dessa forma, o uso pedagógico da música mostrou-se um recurso eficaz para o aprimoramento da leitura, da interpretação e da produção de sentidos (SOLÉ, 1998), contribuindo, ainda, para o letramento crítico e a formação cidadã dos estudantes (FREIRE, 1989)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5184_TB3560_30102025215400.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA DO NASCIMENTO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Martins"
    "autor_email" => "raquelmartins.rdsm@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126465
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3560
    "inscrito_id" => 5184
    "titulo" => "MÚSICA EM SALA DE AULA: A CANÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso de canções como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da competência leitora e da interpretação textual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Partindo da perspectiva de que as músicas, enquanto textos sociais e culturais, possibilitam múltiplas leituras e abordagens (PAULINO, 2014), esta pesquisa, de caráter bibliográfico, visa investigar como as letras de canções podem contribuir para a ampliação da compreensão textual, promovendo uma leitura crítica e reflexiva (CANDIDO, 2000). A escolha pela música como objeto de estudo se fundamenta em sua natureza híbrida, pois transita entre o literário e o cotidiano (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), aproximando o conteúdo escolar do universo sociocultural dos estudantes (MARCUSCHI, 2008). Assim, a análise de letras musicais em sala de aula se revela como estratégia potente para explorar aspectos como o tema, a estrutura textual, o ponto de vista, as intenções comunicativas e as inferências implícitas (KOCH; ELIAS, 2017). Como resultado parcial das atividades desenvolvidas, observou-se que os alunos conseguiram estabelecer relações significativas entre os temas abordados nas canções e os conteúdos escolares, destacando-se, por exemplo, a utilização da música Terra de Gigantes para o estudo do gênero carta. As canções utilizadas perpassaram gêneros como MPB, rock nacional e canções infantis, sempre respeitando a faixa etária e o repertório sociocultural dos estudantes. Dessa forma, o uso pedagógico da música mostrou-se um recurso eficaz para o aprimoramento da leitura, da interpretação e da produção de sentidos (SOLÉ, 1998), contribuindo, ainda, para o letramento crítico e a formação cidadã dos estudantes (FREIRE, 1989)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5184_TB3560_30102025215400.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA DO NASCIMENTO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Martins"
    "autor_email" => "raquelmartins.rdsm@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o uso de canções como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da competência leitora e da interpretação textual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Partindo da perspectiva de que as músicas, enquanto textos sociais e culturais, possibilitam múltiplas leituras e abordagens (PAULINO, 2014), esta pesquisa, de caráter bibliográfico, visa investigar como as letras de canções podem contribuir para a ampliação da compreensão textual, promovendo uma leitura crítica e reflexiva (CANDIDO, 2000). A escolha pela música como objeto de estudo se fundamenta em sua natureza híbrida, pois transita entre o literário e o cotidiano (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), aproximando o conteúdo escolar do universo sociocultural dos estudantes (MARCUSCHI, 2008). Assim, a análise de letras musicais em sala de aula se revela como estratégia potente para explorar aspectos como o tema, a estrutura textual, o ponto de vista, as intenções comunicativas e as inferências implícitas (KOCH; ELIAS, 2017). Como resultado parcial das atividades desenvolvidas, observou-se que os alunos conseguiram estabelecer relações significativas entre os temas abordados nas canções e os conteúdos escolares, destacando-se, por exemplo, a utilização da música Terra de Gigantes para o estudo do gênero carta. As canções utilizadas perpassaram gêneros como MPB, rock nacional e canções infantis, sempre respeitando a faixa etária e o repertório sociocultural dos estudantes. Dessa forma, o uso pedagógico da música mostrou-se um recurso eficaz para o aprimoramento da leitura, da interpretação e da produção de sentidos (SOLÉ, 1998), contribuindo, ainda, para o letramento crítico e a formação cidadã dos estudantes (FREIRE, 1989).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.