Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ENVELHECIMENTO: DESAFIOS DA LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE RECREATIVA PARA IDOSOS DO ASILO SOLAR DO OUTONO EM SÃO LUÍS - MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126466
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3561
    "inscrito_id" => 2210
    "titulo" => "LEITURA E ENVELHECIMENTO: DESAFIOS DA LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE RECREATIVA PARA IDOSOS DO ASILO SOLAR DO OUTONO EM SÃO LUÍS - MA"
    "resumo" => "Ao longo dos anos se observa um aumento da população idosa a uma escala mundial, e o processo de envelhecimento pode ser marcado de diferentes maneiras, diversos traços marcantes fazem parte da vida desses idosos, desde o declínio motor ao declínio mental/sentimental. Muitos desses sujeitos vivem em instituições de longa permanência para idosos que abrigam aqueles que foram abandonados ou que foram por conta própria. Normalmente, há profissionais que cuidam do bem-estar destes idosos, no entanto, não é sempre que esses profissionais conseguem promover atividades mais recreativas como: leituras, jogos, etc., daí entra uma parcela da sociedade interessada em vivificar esses idosos. Ademais, a leitura de diferentes literaturas pode ser entendida como atividades recreativas que possuem o poder de vivificar a terceira idade, claro que há desafios a serem enfrentados quanto a essas leituras, principalmente por causa das comorbidades que assolam o idoso. Este estudo então se propôs a identificar e compreender quais os desafios vivenciados em relação à leitura como agente ativo na melhora de vida de pessoas da terceira idade. O projeto, de abordagem quali-quantitativa, analisou as visitas feitas pelos voluntários do programa de extensão da Universidade Estadual do Maranhão à Instituição de Longa Permanência do Idoso - Solar do Outono, localizado em São Luís/MA. O estudo indicou que, apesar dos desafios como a falta de interesse, aborrecimento rápido e o não querer participar das ações, a prática de leitura, principalmente de cordel, enriqueceu a vida dos idosos, proporcionando-lhes conforto e oportunidades de compartilhar suas histórias de vida. Em suma, a identificação desses desafios, que estão completamente ligados às suas comorbidades foram compreendidos e, dentro do identificar e compreender, houve tentativas feitas com êxito em solucionar esses desafios por meio do ludismo introduzido nas leituras literárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2210_TB3561_30102025233209.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIRLÃ SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HIRLÃ Rodrigues"
    "autor_email" => "hirlasilva004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126466
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3561
    "inscrito_id" => 2210
    "titulo" => "LEITURA E ENVELHECIMENTO: DESAFIOS DA LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE RECREATIVA PARA IDOSOS DO ASILO SOLAR DO OUTONO EM SÃO LUÍS - MA"
    "resumo" => "Ao longo dos anos se observa um aumento da população idosa a uma escala mundial, e o processo de envelhecimento pode ser marcado de diferentes maneiras, diversos traços marcantes fazem parte da vida desses idosos, desde o declínio motor ao declínio mental/sentimental. Muitos desses sujeitos vivem em instituições de longa permanência para idosos que abrigam aqueles que foram abandonados ou que foram por conta própria. Normalmente, há profissionais que cuidam do bem-estar destes idosos, no entanto, não é sempre que esses profissionais conseguem promover atividades mais recreativas como: leituras, jogos, etc., daí entra uma parcela da sociedade interessada em vivificar esses idosos. Ademais, a leitura de diferentes literaturas pode ser entendida como atividades recreativas que possuem o poder de vivificar a terceira idade, claro que há desafios a serem enfrentados quanto a essas leituras, principalmente por causa das comorbidades que assolam o idoso. Este estudo então se propôs a identificar e compreender quais os desafios vivenciados em relação à leitura como agente ativo na melhora de vida de pessoas da terceira idade. O projeto, de abordagem quali-quantitativa, analisou as visitas feitas pelos voluntários do programa de extensão da Universidade Estadual do Maranhão à Instituição de Longa Permanência do Idoso - Solar do Outono, localizado em São Luís/MA. O estudo indicou que, apesar dos desafios como a falta de interesse, aborrecimento rápido e o não querer participar das ações, a prática de leitura, principalmente de cordel, enriqueceu a vida dos idosos, proporcionando-lhes conforto e oportunidades de compartilhar suas histórias de vida. Em suma, a identificação desses desafios, que estão completamente ligados às suas comorbidades foram compreendidos e, dentro do identificar e compreender, houve tentativas feitas com êxito em solucionar esses desafios por meio do ludismo introduzido nas leituras literárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2210_TB3561_30102025233209.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIRLÃ SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HIRLÃ Rodrigues"
    "autor_email" => "hirlasilva004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao longo dos anos se observa um aumento da população idosa a uma escala mundial, e o processo de envelhecimento pode ser marcado de diferentes maneiras, diversos traços marcantes fazem parte da vida desses idosos, desde o declínio motor ao declínio mental/sentimental. Muitos desses sujeitos vivem em instituições de longa permanência para idosos que abrigam aqueles que foram abandonados ou que foram por conta própria. Normalmente, há profissionais que cuidam do bem-estar destes idosos, no entanto, não é sempre que esses profissionais conseguem promover atividades mais recreativas como: leituras, jogos, etc., daí entra uma parcela da sociedade interessada em vivificar esses idosos. Ademais, a leitura de diferentes literaturas pode ser entendida como atividades recreativas que possuem o poder de vivificar a terceira idade, claro que há desafios a serem enfrentados quanto a essas leituras, principalmente por causa das comorbidades que assolam o idoso. Este estudo então se propôs a identificar e compreender quais os desafios vivenciados em relação à leitura como agente ativo na melhora de vida de pessoas da terceira idade. O projeto, de abordagem quali-quantitativa, analisou as visitas feitas pelos voluntários do programa de extensão da Universidade Estadual do Maranhão à Instituição de Longa Permanência do Idoso - Solar do Outono, localizado em São Luís/MA. O estudo indicou que, apesar dos desafios como a falta de interesse, aborrecimento rápido e o não querer participar das ações, a prática de leitura, principalmente de cordel, enriqueceu a vida dos idosos, proporcionando-lhes conforto e oportunidades de compartilhar suas histórias de vida. Em suma, a identificação desses desafios, que estão completamente ligados às suas comorbidades foram compreendidos e, dentro do identificar e compreender, houve tentativas feitas com êxito em solucionar esses desafios por meio do ludismo introduzido nas leituras literárias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.