Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM TEA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva se apresenta como substancial para garantir a promoção de uma escola diversa, acessível e acolhedora. Nesse cenário, torna-se relevante considerar o papel fundamental da língua inglesa como componente curricular, especialmente em um mundo globalizado, dadas as suas contribuições no desenvolvimento de competências metalinguísticas e na consolidação do desenvolvimento humano. Este estudo analisa como a formação docente impacta a implementação de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de inglês para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o estudo em pauta constitui uma análise crítica a respeito da importância e das contribuições para o desenvolvimento do indivíduo através do aprendizado da língua inglesa, refletindo sobre o cenário formativo e como este tem impactado a inclusão escolar, sobretudo de alunos com TEA, e apontando horizontes e possibilidades de repensar e reformular as práticas docentes, de modo que rompam com os métodos de ensino tradicionais, cultural e socialmente excludentes, ainda presentes nas práticas educativas que permeiam o ensino de língua estrangeira no cenário educacional brasileiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com professores de língua inglesa da educação básica em Alagoas. O referencial teórico inclui Bakhtin (1997), Brasil (2012), Figueiredo (2019), Freire (1987), Leffa (2008), Mantoan (2003), Vygotsky (1991), dentre outros. Os resultados indicam que o ensino de inglês pode promover o desenvolvimento integral do aluno, mas sua efetividade depende de investimentos contínuos na formação docente e da superação de métodos excludentes ainda presentes na educação pública brasileira.

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