MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126469 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3567 "inscrito_id" => 9306 "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma metodologia de ensino inovadora, que possibilita o planejamento de atividades de maneira organizada e eficiente com foco no aprendizado dos alunos, uma forma de usá-la é através dos três momentos pedagógicos (3MP) de Delizoicov (1991,2008) e Gehlen,Maldaner e Delizoicov (2012), que consiste em uma problematização inicial, organização do conhecimento, e, ao final uma aplicação do conhecimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, aprimorar as noções acerca das mudanças climáticas de estudantes de uma turma de 1° ano do ensino médio noturno da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB, através do uso de uma SD no ensino de Biologia. A atividade foi realizada baseada nos 3MP, antes foi aplicado um questionário inicial semiestruturado a fim de saber o entendimento dos alunos sobre o tema, após isso, foi uma problematização inicial sobre ondas de calor com o intuito de gerar um debate, seguido da organização do conhecimento em forma de aula expositiva dialogada com a explicação de alguns conceitos, em seguida, houve a aplicação do conhecimento através de uma simulação da Conferência do Clima utilizando a plataforma “En-Roads”.Por fim, aconteceu a execução de um questionário final semiestruturado para avaliar a construção de conhecimento após a SD. Os resultados obtidos foram que 47,1% dos discentes do 1 ano conseguem perceber as mudanças climáticas na sua região depois de aprender mais a respeito do tema, o que demonstra um aprendizado significativo com base na abordagem da SD. Em suma, conclui-se que, os estudantes conseguiram perceber como as mudanças climáticas afetam o contexto da região em que estão inseridos, com um pensamento mais crítico frente a situação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9306_TB3567_28102025225905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LISAMARA CÂNDIDO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LISAMARA" "autor_email" => "candidomarialisamara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126469 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3567 "inscrito_id" => 9306 "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma metodologia de ensino inovadora, que possibilita o planejamento de atividades de maneira organizada e eficiente com foco no aprendizado dos alunos, uma forma de usá-la é através dos três momentos pedagógicos (3MP) de Delizoicov (1991,2008) e Gehlen,Maldaner e Delizoicov (2012), que consiste em uma problematização inicial, organização do conhecimento, e, ao final uma aplicação do conhecimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, aprimorar as noções acerca das mudanças climáticas de estudantes de uma turma de 1° ano do ensino médio noturno da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB, através do uso de uma SD no ensino de Biologia. A atividade foi realizada baseada nos 3MP, antes foi aplicado um questionário inicial semiestruturado a fim de saber o entendimento dos alunos sobre o tema, após isso, foi uma problematização inicial sobre ondas de calor com o intuito de gerar um debate, seguido da organização do conhecimento em forma de aula expositiva dialogada com a explicação de alguns conceitos, em seguida, houve a aplicação do conhecimento através de uma simulação da Conferência do Clima utilizando a plataforma “En-Roads”.Por fim, aconteceu a execução de um questionário final semiestruturado para avaliar a construção de conhecimento após a SD. Os resultados obtidos foram que 47,1% dos discentes do 1 ano conseguem perceber as mudanças climáticas na sua região depois de aprender mais a respeito do tema, o que demonstra um aprendizado significativo com base na abordagem da SD. Em suma, conclui-se que, os estudantes conseguiram perceber como as mudanças climáticas afetam o contexto da região em que estão inseridos, com um pensamento mais crítico frente a situação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9306_TB3567_28102025225905.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LISAMARA CÂNDIDO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LISAMARA" "autor_email" => "candidomarialisamara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }