Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126469
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 9306
    "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma metodologia de ensino inovadora, que possibilita o planejamento de atividades de maneira organizada e eficiente com foco no aprendizado dos alunos, uma forma de usá-la é através dos três momentos pedagógicos (3MP) de Delizoicov (1991,2008) e Gehlen,Maldaner e Delizoicov (2012), que consiste em uma problematização inicial, organização do conhecimento, e, ao final uma aplicação do conhecimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, aprimorar as noções acerca das mudanças climáticas de estudantes de uma turma de 1° ano do ensino médio noturno da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB, através do uso de uma SD no ensino de Biologia. A atividade foi realizada baseada nos 3MP, antes foi aplicado um questionário inicial semiestruturado a fim de saber o entendimento dos alunos sobre o tema, após isso, foi uma problematização inicial sobre ondas de calor com o intuito de gerar um debate, seguido da organização do conhecimento em forma de aula expositiva dialogada com a explicação de alguns conceitos, em seguida, houve a aplicação do conhecimento através de uma simulação da Conferência do Clima utilizando a plataforma “En-Roads”.Por fim, aconteceu a execução de um questionário final semiestruturado para avaliar a construção de conhecimento após a SD. Os resultados obtidos foram que 47,1% dos discentes do 1 ano conseguem perceber as mudanças climáticas na sua região depois de aprender mais a respeito do tema, o que demonstra um aprendizado significativo com base na abordagem da SD. Em suma, conclui-se que, os estudantes conseguiram perceber como as mudanças climáticas afetam o contexto da região em que estão inseridos, com um pensamento mais crítico frente a situação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9306_TB3567_28102025225905.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LISAMARA CÂNDIDO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LISAMARA"
    "autor_email" => "candidomarialisamara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126469
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 9306
    "titulo" => "MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM DEBATE: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Sequência Didática (SD) é uma metodologia de ensino inovadora, que possibilita o planejamento de atividades de maneira organizada e eficiente com foco no aprendizado dos alunos, uma forma de usá-la é através dos três momentos pedagógicos (3MP) de Delizoicov (1991,2008) e Gehlen,Maldaner e Delizoicov (2012), que consiste em uma problematização inicial, organização do conhecimento, e, ao final uma aplicação do conhecimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, aprimorar as noções acerca das mudanças climáticas de estudantes de uma turma de 1° ano do ensino médio noturno da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB, através do uso de uma SD no ensino de Biologia. A atividade foi realizada baseada nos 3MP, antes foi aplicado um questionário inicial semiestruturado a fim de saber o entendimento dos alunos sobre o tema, após isso, foi uma problematização inicial sobre ondas de calor com o intuito de gerar um debate, seguido da organização do conhecimento em forma de aula expositiva dialogada com a explicação de alguns conceitos, em seguida, houve a aplicação do conhecimento através de uma simulação da Conferência do Clima utilizando a plataforma “En-Roads”.Por fim, aconteceu a execução de um questionário final semiestruturado para avaliar a construção de conhecimento após a SD. Os resultados obtidos foram que 47,1% dos discentes do 1 ano conseguem perceber as mudanças climáticas na sua região depois de aprender mais a respeito do tema, o que demonstra um aprendizado significativo com base na abordagem da SD. Em suma, conclui-se que, os estudantes conseguiram perceber como as mudanças climáticas afetam o contexto da região em que estão inseridos, com um pensamento mais crítico frente a situação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9306_TB3567_28102025225905.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LISAMARA CÂNDIDO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LISAMARA"
    "autor_email" => "candidomarialisamara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Sequência Didática (SD) é uma metodologia de ensino inovadora, que possibilita o planejamento de atividades de maneira organizada e eficiente com foco no aprendizado dos alunos, uma forma de usá-la é através dos três momentos pedagógicos (3MP) de Delizoicov (1991,2008) e Gehlen,Maldaner e Delizoicov (2012), que consiste em uma problematização inicial, organização do conhecimento, e, ao final uma aplicação do conhecimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, aprimorar as noções acerca das mudanças climáticas de estudantes de uma turma de 1° ano do ensino médio noturno da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité-PB, através do uso de uma SD no ensino de Biologia. A atividade foi realizada baseada nos 3MP, antes foi aplicado um questionário inicial semiestruturado a fim de saber o entendimento dos alunos sobre o tema, após isso, foi uma problematização inicial sobre ondas de calor com o intuito de gerar um debate, seguido da organização do conhecimento em forma de aula expositiva dialogada com a explicação de alguns conceitos, em seguida, houve a aplicação do conhecimento através de uma simulação da Conferência do Clima utilizando a plataforma “En-Roads”.Por fim, aconteceu a execução de um questionário final semiestruturado para avaliar a construção de conhecimento após a SD. Os resultados obtidos foram que 47,1% dos discentes do 1 ano conseguem perceber as mudanças climáticas na sua região depois de aprender mais a respeito do tema, o que demonstra um aprendizado significativo com base na abordagem da SD. Em suma, conclui-se que, os estudantes conseguiram perceber como as mudanças climáticas afetam o contexto da região em que estão inseridos, com um pensamento mais crítico frente a situação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.