O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA O PROCESSO DE PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3578 "inscrito_id" => 9763 "titulo" => "O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA O PROCESSO DE PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "A personalização do ensino baseada em dados tem se consolidado como uma abordagem eficaz para a melhoria do desempenho estudantil, especialmente em avaliações externas. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para a preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), utilizando Business Intelligence e análise de micro habilidades matemáticas. Inicialmente, realizou-se um mapeamento das micro habilidades associadas aos 43 descritores da matriz de referência do SPAECE, fundamentado na análise dos níveis de desempenho disponibilizados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED). Esse processo contou com o suporte de Inteligência Artificial possibilitando uma categorização das micro habilidades para cada descritor. Com base nessa estrutura, aplicou-se o uso da ferramenta do Power BI na análise dos microdados do SPAECE das edições de 2023 e 2024, permitindo identificar padrões de acertos por descritor nas escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 2) de Itapipoca. Essa investigação proporcionou uma compreensão do desempenho dos estudantes, permitindo a definição de descritores estratégicos que podem gerar maior impacto na proficiência geral, alinhando-se à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e ao conceito de Coerência Pedagógica. A partir dessas evidências, propõe-se a construção de materiais didáticos personalizados, incluindo a elaboração de itens avaliativos assistidos por Inteligência Artificial, objetivando que as questões reflitam os padrões do SPAECE e estejam alinhadas ao nível dos estudantes. Fundamentada na metodologia do livro "Data Wise: Um guia para o uso de evidências na Educação", esta pesquisa reforça a importância da análise de dados na formulação de estratégias pedagógicas eficazes. Assim, contribui para um ensino de Matemática mais equitativo e baseado em evidências, promovendo o aprimoramento contínuo do aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9763_TB3578_10112025235249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMIRYS PIRES RAMOS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ROMIRYS" "autor_email" => "romirys.cavalcante@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3578 "inscrito_id" => 9763 "titulo" => "O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA O PROCESSO DE PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA." "resumo" => "A personalização do ensino baseada em dados tem se consolidado como uma abordagem eficaz para a melhoria do desempenho estudantil, especialmente em avaliações externas. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para a preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), utilizando Business Intelligence e análise de micro habilidades matemáticas. Inicialmente, realizou-se um mapeamento das micro habilidades associadas aos 43 descritores da matriz de referência do SPAECE, fundamentado na análise dos níveis de desempenho disponibilizados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED). Esse processo contou com o suporte de Inteligência Artificial possibilitando uma categorização das micro habilidades para cada descritor. Com base nessa estrutura, aplicou-se o uso da ferramenta do Power BI na análise dos microdados do SPAECE das edições de 2023 e 2024, permitindo identificar padrões de acertos por descritor nas escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 2) de Itapipoca. Essa investigação proporcionou uma compreensão do desempenho dos estudantes, permitindo a definição de descritores estratégicos que podem gerar maior impacto na proficiência geral, alinhando-se à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e ao conceito de Coerência Pedagógica. A partir dessas evidências, propõe-se a construção de materiais didáticos personalizados, incluindo a elaboração de itens avaliativos assistidos por Inteligência Artificial, objetivando que as questões reflitam os padrões do SPAECE e estejam alinhadas ao nível dos estudantes. Fundamentada na metodologia do livro "Data Wise: Um guia para o uso de evidências na Educação", esta pesquisa reforça a importância da análise de dados na formulação de estratégias pedagógicas eficazes. Assim, contribui para um ensino de Matemática mais equitativo e baseado em evidências, promovendo o aprimoramento contínuo do aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9763_TB3578_10112025235249.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMIRYS PIRES RAMOS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ROMIRYS" "autor_email" => "romirys.cavalcante@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }