ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS ATRAVÉS DO PROCESSO DE MODELAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126475 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3579 "inscrito_id" => 9208 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS ATRAVÉS DO PROCESSO DE MODELAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo propor um método alternativo para o estudo de gráficos, especificamente no que diz respeito aos tipos de gráficos como, por exemplo, os histogramas, gráficos de setores (pizza), gráficos de barra horizontais, verticais e pictogramas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere ao conteúdo de Estatística e Probabilidade, propõe que o aluno consiga ler e interpretar dados de gráficos distintos, como os citados anteriormente. Com isso, faz-se necessário que o estudante conheça as mais diversas variações de tabelas, além de ter o conhecimento para interpretar os dados contidos nos mesmos. Sendo assim, para auxiliar o aprendizado e a fixação do conteúdo, nossa proposta conta com uma sequência de quatro passos: a aula inicial, dedicada a uma explicação breve e expositiva do conteúdo de gráficos, posteriormente o professor formará grupos com a turma, de forma que a quantidade de grupos e a quantidade de gráficos estudados na parte inicial da aula seja equivalente. Após atribuir um gráfico a cada grupo, o professor dará início ao processo de modelagem. Nesse momento, os estudantes discutirão para definir o tema e os dados a serem coletados para a construção de sua tabela/gráfico. O professor atuará como mediador, auxiliando e orientando cada grupo na elaboração e organização do material. Para que o processo de Ensino-Aprendizagem tenha maior eficácia, o tema utilizado deve ser algo do meio e do cotidiano do estudante, por exemplo, a quantidade de torcedores de um determinado time presente na escola. Por fim, os grupos apresentarão na aula seguinte os gráficos, com a explicação sobre o tipo de gráfico indicado na aula anterior, e apresentação do modelo desenvolvido pelo grupo. A avaliação é contínua desde o processo de elaboração e apresentação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9208_TB3579_24102025221444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.bezerra@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126475 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3579 "inscrito_id" => 9208 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS ATRAVÉS DO PROCESSO DE MODELAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo propor um método alternativo para o estudo de gráficos, especificamente no que diz respeito aos tipos de gráficos como, por exemplo, os histogramas, gráficos de setores (pizza), gráficos de barra horizontais, verticais e pictogramas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere ao conteúdo de Estatística e Probabilidade, propõe que o aluno consiga ler e interpretar dados de gráficos distintos, como os citados anteriormente. Com isso, faz-se necessário que o estudante conheça as mais diversas variações de tabelas, além de ter o conhecimento para interpretar os dados contidos nos mesmos. Sendo assim, para auxiliar o aprendizado e a fixação do conteúdo, nossa proposta conta com uma sequência de quatro passos: a aula inicial, dedicada a uma explicação breve e expositiva do conteúdo de gráficos, posteriormente o professor formará grupos com a turma, de forma que a quantidade de grupos e a quantidade de gráficos estudados na parte inicial da aula seja equivalente. Após atribuir um gráfico a cada grupo, o professor dará início ao processo de modelagem. Nesse momento, os estudantes discutirão para definir o tema e os dados a serem coletados para a construção de sua tabela/gráfico. O professor atuará como mediador, auxiliando e orientando cada grupo na elaboração e organização do material. Para que o processo de Ensino-Aprendizagem tenha maior eficácia, o tema utilizado deve ser algo do meio e do cotidiano do estudante, por exemplo, a quantidade de torcedores de um determinado time presente na escola. Por fim, os grupos apresentarão na aula seguinte os gráficos, com a explicação sobre o tipo de gráfico indicado na aula anterior, e apresentação do modelo desenvolvido pelo grupo. A avaliação é contínua desde o processo de elaboração e apresentação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9208_TB3579_24102025221444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.bezerra@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }