Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O LUGAR DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho, buscamos analisar o tratamento da literatura em um livro didático destinado ao ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos no conceito de letramento literário pontuado por Cosson (2022), na aproximação entre educação e literatura proposta por Dalvi (2013) e nas reflexões sobre livros didáticos de literatura indicada por Pinheiro (2006). O livro escolhido para o estudo – intitulado “Se liga nas linguagens - Língua Portuguesa”, da Editora Moderna, e indicado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o período 2021-2024 – foi adotado pela rede estadual de ensino de Pernambuco. Trata-se de um volume único para os três anos do ensino médio. Considerando a importância da literatura na educação básica e do livro didático para o processo ensino-aprendizagem, buscamos analisar: i. a seleção de textos literários; ii. as abordagens metodológicas predominantes; iii. as atividades propostas a partir dos textos selecionados. Na análise dos dados, verificou-se, primeiramente, que há vários textos fragmentados e descontextualizados. Em segundo lugar, as questões de interpretação propostas frequentemente levam o aluno à extração dos sentidos dos textos sem a devida exploração do caráter estético da literatura. Em terceiro lugar, identificamos a predominância da abordagem histórica, baseada na sucessão cronológica das escolas literárias. Em contrapartida, foi possível verificar ainda que o livro didático traz uma articulação entre obras de diferentes períodos e expressões artísticas, além de uma visão interdisciplinar dos conteúdos através da arte, buscando possibilitar processos críticos e interpretativos mais ricos e amplos. Concluímos que, apesar de a interdisciplinaridade e variedade de obras constituir um ponto positivo, o livro didático analisado, em seu todo, não contempla o letramento literário como processo específico de formação leitora.

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