LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O LUGAR DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126483 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3602 "inscrito_id" => 6982 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O LUGAR DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No presente trabalho, buscamos analisar o tratamento da literatura em um livro didático destinado ao ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos no conceito de letramento literário pontuado por Cosson (2022), na aproximação entre educação e literatura proposta por Dalvi (2013) e nas reflexões sobre livros didáticos de literatura indicada por Pinheiro (2006). O livro escolhido para o estudo – intitulado “Se liga nas linguagens - Língua Portuguesa”, da Editora Moderna, e indicado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o período 2021-2024 – foi adotado pela rede estadual de ensino de Pernambuco. Trata-se de um volume único para os três anos do ensino médio. Considerando a importância da literatura na educação básica e do livro didático para o processo ensino-aprendizagem, buscamos analisar: i. a seleção de textos literários; ii. as abordagens metodológicas predominantes; iii. as atividades propostas a partir dos textos selecionados. Na análise dos dados, verificou-se, primeiramente, que há vários textos fragmentados e descontextualizados. Em segundo lugar, as questões de interpretação propostas frequentemente levam o aluno à extração dos sentidos dos textos sem a devida exploração do caráter estético da literatura. Em terceiro lugar, identificamos a predominância da abordagem histórica, baseada na sucessão cronológica das escolas literárias. Em contrapartida, foi possível verificar ainda que o livro didático traz uma articulação entre obras de diferentes períodos e expressões artísticas, além de uma visão interdisciplinar dos conteúdos através da arte, buscando possibilitar processos críticos e interpretativos mais ricos e amplos. Concluímos que, apesar de a interdisciplinaridade e variedade de obras constituir um ponto positivo, o livro didático analisado, em seu todo, não contempla o letramento literário como processo específico de formação leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6982_TB3602_30102025231654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PRISCILA GAMEIRO MARQUES" "autor_nome_curto" => "VANESSA GAMEIRO" "autor_email" => "vanessaprisgameiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126483 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3602 "inscrito_id" => 6982 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O LUGAR DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No presente trabalho, buscamos analisar o tratamento da literatura em um livro didático destinado ao ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos no conceito de letramento literário pontuado por Cosson (2022), na aproximação entre educação e literatura proposta por Dalvi (2013) e nas reflexões sobre livros didáticos de literatura indicada por Pinheiro (2006). O livro escolhido para o estudo – intitulado “Se liga nas linguagens - Língua Portuguesa”, da Editora Moderna, e indicado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o período 2021-2024 – foi adotado pela rede estadual de ensino de Pernambuco. Trata-se de um volume único para os três anos do ensino médio. Considerando a importância da literatura na educação básica e do livro didático para o processo ensino-aprendizagem, buscamos analisar: i. a seleção de textos literários; ii. as abordagens metodológicas predominantes; iii. as atividades propostas a partir dos textos selecionados. Na análise dos dados, verificou-se, primeiramente, que há vários textos fragmentados e descontextualizados. Em segundo lugar, as questões de interpretação propostas frequentemente levam o aluno à extração dos sentidos dos textos sem a devida exploração do caráter estético da literatura. Em terceiro lugar, identificamos a predominância da abordagem histórica, baseada na sucessão cronológica das escolas literárias. Em contrapartida, foi possível verificar ainda que o livro didático traz uma articulação entre obras de diferentes períodos e expressões artísticas, além de uma visão interdisciplinar dos conteúdos através da arte, buscando possibilitar processos críticos e interpretativos mais ricos e amplos. Concluímos que, apesar de a interdisciplinaridade e variedade de obras constituir um ponto positivo, o livro didático analisado, em seu todo, não contempla o letramento literário como processo específico de formação leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6982_TB3602_30102025231654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PRISCILA GAMEIRO MARQUES" "autor_nome_curto" => "VANESSA GAMEIRO" "autor_email" => "vanessaprisgameiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }