Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: OFICINA TEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio, a articulação entre conhecimentos da Química e as aplicações tecnológicas, suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas, pode contribuir para a promoção de uma cultura científica que permita o exercício da participação social no julgamento, com fundamentos, dos conhecimentos difundidos pelas diversas fontes de informação e na tomada de decisões, seja individualmente ou como membro de um grupo social (BRASIL, 1999). Santos (1992), relata que as estratégias, os conteúdos e os objetivos que estruturam o Ensino de Química precisam estar mais voltadas para a formação da cidadania. Na mesma perspectiva, Santos e Schnetzler (2003) reforçam as afirmações realizadas e discutem a respeito do ensino para a cidadania voltado à preparação dos alunos para participarem da sociedade de forma mais democrática, garantindo assim a ciência acerca dos seus direitos e seus deveres.Sachapuz, Praia e Jorge (2000) apontam que as oficinas se tornam uma estratégia propícia ao desenvolvimento de uma visão mais global do mundo à medida em que possibilitam correlacionar os conhecimentos científicos com as questões do contexto social do aluno. A metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica, com objetivo de verificar a importância das oficinas temáticas no desenvolvimento do ensino de química, e avaliar a aplicabilidade da uma oficina de Produção de Resina: uso do Isopor de Forma Sustentável em uma turma do ensino médio de uma escola Estadual no Interior da Bahia.Concluindo que a atividade teve um fator motivador, pois despertou a atenção dos alunos, tornando fácil o raciocínio entre os conceitos abordados, apresentando uma satisfação por compreender os conceitos relacionados.

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