Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDE(CHA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO MENINAS NO ESPAÇO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126487
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3616
    "inscrito_id" => 8591
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDE(CHA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO MENINAS NO ESPAÇO"
    "resumo" => "As metodologias ativas desempenham um papel fundamental na formação de estudantes do ensino superior, especialmente em cursos de engenharia, ao promoverem um aprendizado mais dinâmico, reflexivo e aplicado. No contexto dos projetos de extensão, essas metodologias potencializam o desenvolvimento de competências essenciais, formando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais. O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias ativas no desenvolvimento do tripé das competências – Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) – entre os estudantes de engenharia que participaram do projeto Meninas no Espaço , realizado em 2024. A iniciativa proporcionou experiências práticas colaborativas, estimulando a aprendizagem baseada em projetos (ABP), que foi uma metodologia ativa aplicada ao longo do programa.A pesquisa realizou uma abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar percepções dos participantes sobre sua evolução em termos de conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8591_TB3616_30102025160226.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.morais.100@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126487
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3616
    "inscrito_id" => 8591
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E ATITUDE(CHA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO MENINAS NO ESPAÇO"
    "resumo" => "As metodologias ativas desempenham um papel fundamental na formação de estudantes do ensino superior, especialmente em cursos de engenharia, ao promoverem um aprendizado mais dinâmico, reflexivo e aplicado. No contexto dos projetos de extensão, essas metodologias potencializam o desenvolvimento de competências essenciais, formando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais. O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias ativas no desenvolvimento do tripé das competências – Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) – entre os estudantes de engenharia que participaram do projeto Meninas no Espaço , realizado em 2024. A iniciativa proporcionou experiências práticas colaborativas, estimulando a aprendizagem baseada em projetos (ABP), que foi uma metodologia ativa aplicada ao longo do programa.A pesquisa realizou uma abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar percepções dos participantes sobre sua evolução em termos de conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8591_TB3616_30102025160226.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.morais.100@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As metodologias ativas desempenham um papel fundamental na formação de estudantes do ensino superior, especialmente em cursos de engenharia, ao promoverem um aprendizado mais dinâmico, reflexivo e aplicado. No contexto dos projetos de extensão, essas metodologias potencializam o desenvolvimento de competências essenciais, formando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais. O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias ativas no desenvolvimento do tripé das competências – Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) – entre os estudantes de engenharia que participaram do projeto Meninas no Espaço , realizado em 2024. A iniciativa proporcionou experiências práticas colaborativas, estimulando a aprendizagem baseada em projetos (ABP), que foi uma metodologia ativa aplicada ao longo do programa.A pesquisa realizou uma abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar percepções dos participantes sobre sua evolução em termos de conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.