O USO DO CELULAR NA ESCOLA E AS DIFICULDADES DOCENTES EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126489 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "O USO DO CELULAR NA ESCOLA E AS DIFICULDADES DOCENTES EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As transformações provocadas pelas novas tecnologias reconfiguram a sociedade em sua totalidade, alterando comportamentos e atitudes na humanidade em escala global. No ambiente escolar, o professor enfrenta múltiplos desafios, especialmente diante da presença do telemóvel (celular) utilizados por crianças e adolescentes. Apesar de suas potencialidades, o uso desta ferramenta gera preocupação em toda a comunidade escolar, apontando questionamentos sobre o uso inadequado e o impacto no ensino-aprendizagem. Com a popularização dos smartphones, os dispositivos tornaram-se indispensáveis entre os estudantes, gerando debates sobre seu papel na educação. Do ponto de vista pedagógico, os celulares podem ser uma ferramenta valiosa, permitindo acesso a informações, na utilização de aplicativos educativos, games, atividade de pesquisa, facilitando a comunicação. Diante das dificuldades enfrentadas por professores em lidar com o uso inadequado dos celulares, destacamos como principais objetivos: Identificar as estratégias para atrair a concentração dos estudantes no decorrer das aulas; introduzir o aparelho móvel no processo de ensino e aprendizagem, corroborar essa ferramenta junto as dificuldades dos professores para promover habilidades educativas. Para fundamentar a nossa pesquisa nos debruçamos nos teóricos: Libâneo (2000), Phebo (2009), Rischbieter, (2009), Melo (2009). Relato de experiência como professor da educação básica, escola campo: Colégio M.E.F. Luís Galdino Sales, Mulungu/PB, ano 2024." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3322_TB3620_10112025222721.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR" "autor_email" => "claudemir.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126489 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "O USO DO CELULAR NA ESCOLA E AS DIFICULDADES DOCENTES EM SALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As transformações provocadas pelas novas tecnologias reconfiguram a sociedade em sua totalidade, alterando comportamentos e atitudes na humanidade em escala global. No ambiente escolar, o professor enfrenta múltiplos desafios, especialmente diante da presença do telemóvel (celular) utilizados por crianças e adolescentes. Apesar de suas potencialidades, o uso desta ferramenta gera preocupação em toda a comunidade escolar, apontando questionamentos sobre o uso inadequado e o impacto no ensino-aprendizagem. Com a popularização dos smartphones, os dispositivos tornaram-se indispensáveis entre os estudantes, gerando debates sobre seu papel na educação. Do ponto de vista pedagógico, os celulares podem ser uma ferramenta valiosa, permitindo acesso a informações, na utilização de aplicativos educativos, games, atividade de pesquisa, facilitando a comunicação. Diante das dificuldades enfrentadas por professores em lidar com o uso inadequado dos celulares, destacamos como principais objetivos: Identificar as estratégias para atrair a concentração dos estudantes no decorrer das aulas; introduzir o aparelho móvel no processo de ensino e aprendizagem, corroborar essa ferramenta junto as dificuldades dos professores para promover habilidades educativas. Para fundamentar a nossa pesquisa nos debruçamos nos teóricos: Libâneo (2000), Phebo (2009), Rischbieter, (2009), Melo (2009). Relato de experiência como professor da educação básica, escola campo: Colégio M.E.F. Luís Galdino Sales, Mulungu/PB, ano 2024." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3322_TB3620_10112025222721.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR" "autor_email" => "claudemir.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }