Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TECNOLOGIAS NA DOCÊNCIA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A OTIMIZAÇÃO DA CARGA DE TRABALHO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na atualidade, a adaptação do ensino e da avaliação no processo de ensino-aprendizagem da matemática tem se tornado objeto de estudo em inúmeras pesquisas. Isso, sem dúvida, cria meios para que cada estudante receba o apoio adequado às suas necessidades, viabilizando, de fato, uma aprendizagem significativa e equitativa. No entanto, tal prática exige um planejamento minucioso e um acompanhamento, que, consequentemente, tendo em vista a quantidade de turmas e alunos, intensifica e sobrecarrega a jornada de trabalho dos docentes, estendendo-a, na grande maioria dos casos, ao espaço doméstico. Destarte, as tecnologias digitais surgem como possíveis aliadas no processo de otimização da carga de trabalho, uma vez que detêm o potencial de minimalizá-la, por meio da automação de processos avaliativos, da agilidade na adaptação de materiais, do vasto acesso à informação e a recursos, da dinamicidade e da ludicidade. Nesse âmbito, o presente artigo objetiva analisar, comparar e qualificar o impacto do uso das diversas tecnologias digitais na otimização da carga de trabalho. O estudo é ancorado teoricamente em revisões literárias acerca da docência matemática, especialmente no que tange ao processo avaliativo, além da sobrecarga, da intensificação e do uso de tecnologias digitais como ferramenta para o ensino. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa em sala de aula, na qual analisou-se como plataformas digitais e softwares educativos auxiliam na organização do ensino e na gestão da aprendizagem. Apesar das vantagens, a implementação efetiva dessas tecnologias requer investimentos na formação contínua da rede de profissionais e na infraestrutura. Os resultados revelam que, desde que integradas de maneira estratégica ao contexto escolar, as inovações tecnológicas possibilitam práticas pedagógicas mais assertivas, promovendo um ensino de excelência sem comprometer o bem-estar dos professores.

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